O centro de Goiânia se tornou uma grande sala de aula aberta para alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Cora Coralina e oportunidade de aprimoramento cultural da turma de Agentes de Informações Turísticas. No dia 30 de maio os alunos exploraram a cultura da cidade com uma aula prática e apreenderam mais sobre os acervos históricos como: a arte déco, o relógio da avenida Goiás, o antigo prédio do Jornal O Popular e sobre detalhes como os bancos, a calçada e a arquitetura em geral nas imediações da Praça Cívica e Avenida Goiás.
Graduado em planejamento turístico pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e aluno do curso Técnico de Guia de Turismo Regional pelo Senac, Fernando Pessoa foi um dos alunos que tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática. Com a supervisão do instrutor do curso Washigton Fernando, o guiamento do grupo aconteceu do relógio histórico da Avenida Goiás até a Praça dos Bandeirantes, na Avenida Anhanguera.
Para Fernando, a sociedade está distante da própria história, de monumentos e prédios nela inclusos. “Mas quem atua do lado de dentro do turismo, consegue enxergar com outros olhos a cultura e com muito mais entusiasmo, e esse entusiasmo é repassado para todos os participantes de forma que todos se beneficiam deste conhecimento e adquirirem uma cultura mais especializada”, explica.
A estudante do curso Agente de Informações Turísticas no Senac, Susieli Scapini, recebeu o convite para o passeio turístico em Goiânia e pode aprender mais sobre cada detalhe da estrutura histórica da avenida. Para ela, esse passeio foi enriquecedor para crescer e desenvolver o conhecimento. “Saber a história de nossa cidade é importante para sentirmos mais orgulho e valorizarmos ainda mais de onde vivemos”, enfatiza.