Kelly Martins - estagiária de jornalismo Aulas práticas

Alunos do curso de Gestão Comercial aprendem sobre juros

Cobrar juros é uma prática comum do mercado. Mas o que se precisa entender é como esses juros são formados e qual é o seu valor real quando é calculado

Postado por: Faculdade Senac Goiás
Quando se compra algo parcelado, paga-se quanto de juros? Esses juros estão abusivos? Como descobrir se o cobrado é maior do que o informado pela loja? Juros é uma remuneração que deve ser paga a quem lhe dá crédito, seja em espécie ou em mercadoria. Para entender melhor, os juros são cobrados quando alguém lhe dá condições de pagar parcelado um produto, entrega-se o produto, mas, em troca, cobra pelo tempo de espera até a quitação da compra. 
 
Cobrar juros é uma prática comum do mercado. Mas o que muitos tem que entender é como esses juros são formados e qual é o seu valor real quando é calculado.
 
Quando se compra parcelado é cobrado uma taxa de cadastro que serve para verificar se existem restrições no cadastro de pessoa física (CPF) do cliente. Essa taxa pode vir expressa pela sigla TAC (taxa de abertura de cadastro) ou TC (taxa de cadastro). Para compra de veículos zero quilômetro, esse valor pode chegar a R$1500,00. Essa taxa não pode ser paga à vista. Será acrescentada ao valor financiado e, assim, os juros serão calculados sobre ela também. 
 
O Banco Central normatizou que toda empresa deve informar o CET (custo efetivo total), que é a taxa de juros efetivo total cobrada. Inclui-se todas as outras taxas (TAC, seguros, frete, cursos online, assistências). Portanto, quem não entende muito sobre este assunto, ao adquirir um produto deve perguntar quanto é o CET, e pesquisar qual a loja que trabalha com o menor índice. 
 
Questões como estas se transformaram em aulas práticas para os alunos do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. No dia 2 de maio, no shopping Flamboyant, os acadêmicos do curso viram na prática como o aprendizado recebido em sala pode ser útil, não apenas na hora de administrar as finanças de uma empresa, mas no cotidiano, na hora das compras pessoais. 
 
A professora, Fabíola de Carvalho Teixeira, enfatiza que atividades assim são extremamente práticas e necessárias. “Os alunos conseguem entender que é possível evitar prejuízos quando se fica atento aos juros”, frisa. 
 
A acadêmica do curso de Gestão Comercial, Mayara Rodrigues de Oliveira, explica que a aula foi uma forma de se aprimorar no curso, colocar em prática o que tem aprendido. Já para a acadêmica, Elisjosi Vieira da Silva, a aula prática foi uma nova experiência e fez muito bem, principalmente para seu bolso. 
 
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400