Senac Goiás Graduação

Aquecimento do setor de beleza aumenta busca por qualificação

O curso de estética e cosmética capacita profissionais para realizar tratamentos capilares, faciais e corporais, utilizando diversas técnicas

Postado por:
A graduação em Estética e Cosmética da Faculdade Senac, tem duração de  5 semestres, 2 anos e meio. O curso do Senac tem como objetivo capacitar profissionais aliando teoria à prática, utilizando de equipamentos modernos e os melhores procedimentos estéticos do mercado. E busca inserir esse profissional de forma rápida e eficiente no mercado de trabalho desde os primeiros períodos.
O profissional de estética lida com autoestima, saúde e bem-estar. Na graduação ele aprende a gerenciar espaços de beleza e escolher os melhores produtos e procedimentos da indústria cosmética. Além disso, realiza tratamentos capilares, faciais e corporais, utilizando conhecimentos em diversas técnicas, equipamentos e produtos.
 
Formação e atividades desenvolvidas 
 
Na graduação serão aprimorados diversos aspectos da atividade profissional da estética e cosmética como: promover a beleza, através de cuidados corporais, tratamentos estéticos, maquiagem e cuidados com cabelo; propiciar o bem-estar e forma física com massagens e técnicas modeladoras como drenagem linfática e outras.
 
Os conhecimentos sobre a pele permitem que o aluno avalie as melhores formas de tratar o envelhecimento da pele, amenizar manchas, realizar a drenagem linfática ou prevenir a calvície, por exemplo. Já em cosmetologia são abordados o desenvolvimento, a composição e a aplicação de produtos cosméticos. São estudadas diversas disciplinas relacionadas aos cabelos, como terapia capilar, técnicas de corte, massagens e terapias alternativas. 
 
Polyana Rodrigues de Souza, aluna do 3º período do curso de estética, reforça que a faculdade proporcionou uma ampliação do conhecimento científico da área. "Passei a ver a área da estética com outros olhos, antes tinha uma visão apenas comercial, trabalhamos com saúde e bem-estar e entregar o resultado para um cliente/paciente é muito gratificante", destaca. A aluna frisou ainda que o Senac dá apoio em todas as etapas de sua formação.
 
Mercado de trabalho aquecido e crescente
 
No início de 2022 foi realizada uma pesquisa pela Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o Sebrae, que mostrou um aumento significativo na abertura de pequenos negócios na área de beleza e estética, aproveitando a demanda crescente e recuperando o fôlego no pós-pandemia.
 
Os constantes avanços da tecnologia na área de beleza ampliam os tipos de tratamento e, consequentemente, impulsionam o aquecimento deste mercado. O aumento da expectativa de vida é outro fator que contribui para uma maior procura por este profissional e por tratamentos estéticos para retardar os efeitos do envelhecimento.
 
O profissional formado em estética encontra oportunidades de emprego em: salões de beleza; clínicas; casas de saúde; resorts; indústrias; centros médicos; hotéi. Poderá atuar em centros de estética, spas e academias, como personal hair e personal beauty, ou de forma autônoma na promoção da saúde social preventiva e reabilitadora proporcionando saúde, beleza, autoestima e bem-estar. Empreender seu próprio negócio e ainda seguir carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou faculdades.
 
Os cursos oferecidos pela Faculdade Senac fazem parte do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
 
 
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400