Senac Goiás Mercado de trabalho

Home office exige currículo diferenciado

Pesquisa mostra que 56% dos trabalhadores se adequaram melhor ao home office do que à atuação presencial

Postado por:
A expressão home office, embora antiga, tornou-se popularmente conhecida nos últimos dois anos, durante a pandemia de Covid-19, por conta do grande número de trabalhadores que foram dispensados do trabalho presencial e passaram a desempenhar suas tarefas a partir de sua própria residência. Com a retomada gradual das atividades, no entanto, muitos trabalhadores devem optar por continuar em home office, por comodidade, caso seja essa uma opção oferecida pela empresa.
 
Um levantamento realizado pela Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, que ouviu 2,7 mil trabalhadores, mostrou que 56% se adequaram melhor ao home office do que à atuação presencial. Entre os entrevistados, 75% se consideram extremamente felizes e 29% já possuíam um espaço de trabalho remoto dedicado às tarefas dentro desse novo modelo de relação profissional. 
 
Como os resultados obtidos com o home office atenderam às expectativas de muitas empresas, as vagas para esse tipo de atividade também aumentaram. Sendo assim, o currículo do profissional que deseja atuar dentro dessa nova configuração - a qual parece: veio pra ficar - exige uma configuração que destaque características essenciais ao perfil da empresa e exigências desse novo modelo de trabalho.
 
Para o instrutor do Eixo de Gestão do Senac Goiás, Ricardo Saraiva, essa tendência está cada vez mais em crescimento e deverá ser uma nova forma de trabalho aceitável e rentável. "Pesquisas da Organização Mundial do Comércio apontaram para um aumento de produtividade exponencial durante a pandemia, ou seja, muitas empresas, ao migrarem para a modalidade, puderam constatar bons resultados", pontua. 
 
O trabalhador que deseja investir nessa modalidade, por sua vez, deve adequar o currículo ao disputar uma vaga home office no atual cenário. Entre as adaptações citadas por Saraiva estão o conhecimento acerca de softwares de produtividade e tarefas e o domínio dos principais pacotes e ferramentas do Office no mercado. "Destaque no currículo as principais habilidades com tecnologia de informação e softwares", frisa.
 
Segundo o instrutor, o postulante deve destacar a disponibilidade de execução das tarefas e trabalhos à distância, o que facilitará a percepção do recrutador e o direcionamento para vagas em regime híbrido ou exclusivamente remoto. Quem deseja trabalhar nesse regime mais confortável e flexível precisa, sobretudo, ter em mente que a disciplina é fundamental. "Trabalhar em home office pode ser bastante rentável, porém, essa rentabilidade será medida com o indicativo de produtividade. Foque no atendimento dos prazos e qualidade das entregas", completa.
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400