Se você está se organizando para viajar neste Carnaval com sua família ou com seus amigos é importante que leve na mala algumas dicas para prevenir acidentes e problemas de saúde. Para isso, conversamos com a enfermeira professora do curso Estética e Cosmética da Faculdade Senac Goiás, Julyana Calatayud, que preparou com detalhes tudo que você precisa saber para viajar com segurança no Carnaval.
Pandemia
Nós ainda estamos em pandemia e é importantíssimo que continuemos a usar máscara tampando nariz e boca; que façamos a limpeza das mãos sempre que possível com álcool em gel e em caso das mãos estarem visivelmente sujas é importante lavar com água e sabão.
Para as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina, fique de olho no calendário vacinal para verificar se já está na hora de tomar a segunda dose ou até o reforço.
Por fim, continue evitando aglomerações.
Alimentação e Hidratação
É nesse período que acaba acontecendo a maior quantidade de intoxicações alimentares. Para evitar isso é importante aumentar o consumo de frutas, verduras e leituras, principalmente de água.
Para as pessoas que gostam de beber um pouquinho no Carnaval, o consumo de água é ainda mais importante, pois a água é o maior artifício contra a desidratação.
Cuide da sua pele
Nesta época do ano é comum o sol queimar mais a pele, por isso é importante continuar fazendo o uso do protetor solar durante todo o período diurno, principalmente se você vai ficar num local com maior incidência solar, como é o caso de piscina e praias.
Animais peçonhentos
Para aquelas pessoas que optaram viajar para chácaras, acampamentos ou sítios é importante ter alguns cuidados em relação a acidentes com animais peçonhentos, principalmente cobra, escorpião, aranhas e lacraias. Se ocorrer acidente com algum desses animais, não tente sugar o veneno ou fazer torniquete. Apenas lave o local da picada com água e sabão e procure a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível.
Para prevenir esse tipo de acidente, use sapatos fechados e emborrachados. Sempre tenha o cuidado de olhar as vestimentas que ficam guardadas em locais mais escuros, porque esses animais gostam de ficar em locais mais secos e ao mesmo tempo escuros.
Se você que escolheu fazer uma viagem para a praia, em caso de acidentes com água viva ou caravelas não urine no local do ataque e nem utilize água doce para tentar retirar os tentáculos, que por sua vez podem ficar presos. Tente retirar apenas com a utilização de pinça ou instrumentos que vão te proteger e proteger as pessoas que estão prestando socorro.
O vinagre pode ser usado. Qualquer outro tipo de produto químico é contraindicado no local do ferimento.
Proteção
Para quem espera encontrar o grande amor nesse Carnaval é importante tomar alguns cuidados durante as relações sexuais. Utilize sempre o preservativo, pois ele vai evitar uma gravidez indesejada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis, as IST's.
Seguindo essas dicas, você fará uma ótima viagem. Bom Carnaval!