Recebeu uma notícia, em forma de vídeo, texto ou imagem, e não sabe se ela é verdadeira? Nós preparamos um manual com dicas práticas que podem ajudar a identificar se a mensagem que você recebeu é verídica ou falsa.
Consulte as fontes
É fácil atribuir um número ou uma informação a um órgão oficial ou a uma organização privada, mesmo que seja falso. Por isso, é necessário sempre checar as fontes. Muitos órgãos públicos apresentam dados em seus sites, o que facilita a pesquisa. Uma notícia relevante raramente é publicada por apenas um veículo de imprensa. Desconfie e pesquise se ela foi publicada também em outros veículos confiáveis.
Verifique o autor
Também é possível fazer uma busca online pelo nome da pessoa que é responsável pela informação. Assim, é possível comprovar se ela efetivamente existe, se trabalha na empresa envolvida, entre outras informações.
Analise a data
Textos antigos costumam voltar a circular pelas redes quando algum assunto vira notícia. Fique atento à data da publicação. Mesmo que um dia a informação compartilhada tenha sido verdadeira, com o passar do tempo ela pode se tornar falsa ou provocar confusão.
É preconceito?
Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. Fique atento se a mensagem estimula o compartilhamento rápido, sem pensar.
Não leia só o título
É comum que conteúdos falsos sejam publicados com títulos sem relação com o texto ou que manipulam as informações. Duas linhas dificilmente dão conta de todo o contexto de uma notícia. Ler uma publicação do início ao fim antes de compartilhá-la diminui as chances de espalhar um boato.
Isso é piada?
Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. Aliás, a pesquisa é sempre a melhor dica caso você tenha dúvida sobre a veracidade daquela informação. Cheque sempre. E jamais compartilhe notícias falsas.