Maria Augusta do Planalto - Estagiária de Jornalismo Educação

Mãos que falam

Estudante surda conquista sua primeira graduação na Faculdade Senac

Postado por:

Nilce Faleiro Machado é uma jovem tímida com os cabelos compridos e o olhar curioso. Ela conquistou sua primeira graduação neste ano de 2019 pela Faculdade Senac. A goianiense escolheu o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, porque segundo ela inovação é o seu fascínio desde menina.

Como para a maioria dos brasileiros, alcançar o diploma do ensino superior exigiu dedicação e esforço de Nilce. Além dos fatores financeiros e a disciplina nos estudos, a jovem também esbarrou no critério comunicação. Ela é surda. Sua voz é expressada pelas mãos.

No Brasil, mais de 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Goiânia, são mais de 25 mil pessoas. Desde 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência diz que a educação no Brasil deve ser inclusiva. A lei 5.626/2005, afirma que todas as salas de aula com alunos surdos devem ter intérpretes de Libras.

"Eu comecei o curso superior em outra instituição aqui em Goiânia, mas não me adaptei com o método deles, sem contar que tive muitas dificuldades com a falta de intérpretes na época", explicou Nilce Faleiro. Para ela, a comunicação é a maior dificuldade dos surdos e deficientes auditivos nos ambientes sociais.  

Segundo a jovem, o acesso à educação no Brasil é muito difícil para os surdos. "Mas mesmo com dificuldades não podemos desistir. A minha primeira experiência no curso superior foi bastante delicada. Entretanto, quando eu resolvi trocar de instituição descobri a Faculdade Senac e foi lá que me senti bem", afirmou.

O suporte técnico e físico, além da metodologia de ensino da Faculdade Senac foram os principais pontos que conquistaram Nilce Faleiro. A instituição é líder em acessibilidade. Cinco alunos surdos já conquistaram a graduação superior pela Faculdade Senac. Neste ano a previsão é que mais um aluno surdo alcance a tão sonhada formatura.

Para Nilce Faleiro, a cerimônia de colação de grau foi um momento único. "Estou muito feliz. Essa é uma conquista que faz a gente lembrar de todo o caminho para chegar até aqui. No período escolar eu precisei da minha irmã várias vezes para poder conseguir assistir as aulas. Na primeira faculdade eu não tive todo apoio necessário. Agora depois de tanto tempo estou finalmente com o diploma nas mãos", ressaltou.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida por lei como meio de comunicação e expressão de comunidades de surdos do Brasil. Os sinais dessa comunicação surgem da combinação de movimentos da mão e de pontos de articulação, que são locais no próprio corpo humano ou no espaço onde os sinais são feitos. A Libras também inclui o uso de expressões faciais e corporais.

As comunidades surdas, nas diferentes regiões do mundo, instituem suas próprias línguas de sinais, ou seja, cada país apresenta a sua própria língua com suas regras específicas. Não existe, portanto, uma universalização desses sinais que estabeleçam uma única comunicação.

Para a jovem Nilce Faleiro falta mais interesse da sociedade para conhecer e aprender a Língua Brasileira de Sinais. Em casa, apenas sua irmã e sua mãe aprenderam Libras. "O preconceito da nossa comunicação é muito grande. As pessoas dão risadas pela forma como articulamos", afirmou.

De acordo com ela, ir ao hospital sozinha é complicado para uma pessoa surda ou com deficiência auditiva. No local não há intérpretes, assim como também é difícil encontrar em shoppings, restaurantes, supermercados e academias. "Falta quadrinhos com sinalização em libras para facilitar o acesso ao surdo nos ambientes. Precisamos recorrer a aplicativos de celular para poder conseguir se comunicar", relatou.

Faculdade Senac

A Faculdade Senac Goiás está há 12 anos oferecendo cursos superiores voltados para atender as demandas da modernidade tecnológica e do mundo do trabalho. A instituição é líder em acessibilidade contando com uma estrutura física capaz de atender às necessidades do corpo docente e discente.

Os cursos de graduação oferecidos pela faculdade são: Design Gráfico; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão Comercial; Segurança da Informação; Jogos Digitais; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Estética e Cosmética; Fotografia; Processos Gerenciais e Logística; Administração; Gestão Ambiental. 

 

Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400