A palavra de ordem para o mercado de trabalho em Goiás neste ano, é criatividade. De acordo com coordenador dos cursos de Gestão e Negócios da Faculdade Senac Goiás, Ronaldo Dorta, "O mercado está em constante transformação e demanda profissionais capazes decidir o que fazer, quando fazer e como fazer para tornar a empresa mais competitiva", explica.
Para que isso se concretize, as empresas procuram funcionários criativos, que trabalhem na perspectiva sistêmica, dominem as ferramentas de gestão e estejam sempre abertos a novos conhecimentos.
GESTÃO COMERCIAL
Para Ronaldo Dorta, a área de gestão é fundamental na nova economia. Novos negócios e novas oportunidades estão sendo criadas. Um profissional deste segmento elabora o planejamento estratégico, traça objetivos e metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazos de uma empresa.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Em Goiás, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, apenas em Goiânia e Aparecida de Goiânia existem mais de mil empresas de tecnologia. Dentre destas, vale destacar as de Desenvolvimento de Sistemas, Serviços de Automação, Manutenção e Assistência Técnica em Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Sistemas WEB, e Fabricação e Comercialização de Equipamentos de Hardware.
Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Faculdade Senac Goiás, Marcos Costa, o mercado encontra dificuldade de encontrar profissionais qualificados para TI. "Há uma exigência muito específica para este setor. Essa é uma área que a pessoa precisa estar sempre buscando inovações", esclarece.
A partir da análise de mercado e das tendências de contratações das empresas para este ano, é possível ditar quais as profissões com maior possibilidade de demanda, são elas; Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Gerente de Vendas, Gerente de Marketing, Analista de Segurança da Informação, Analista de Business Intelligence, Desenvolvedor de Jogos Digitais, Design Gráfico e Gerente de Tecnologia da Informação.