O termo mais pesquisado no Google em 2018 foi lúpulo e quando se trata dos brasileiros a palavra foi a terceira mais procurada. Mas afinal, por que o famoso ingrediente da cerveja está entre os mais procurados? De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel (agência de pesquisa especializada), o consumo de cerveja tem aumentado no país e os brasileiros de todas as classes socioeconômicas têm priorizado a qualidade e não a quantidade. Pensando nisso, diversos microempreendedores têm investido em cervejas artesanais.
Com o João Henrique Rassi, Engenheiro Civil, não foi diferente. Ao longo de alguns anos, ele tem estudado e pesquisado sobre o consumo de cerveja em Goiânia, "eu venho percebendo e buscando estudar sobre empreendimentos que possam produzir uma rentabilidade estável, um produto que você consiga colocar no mercado e que ele te conduza a uma receita estável e ascendente". Comenta.
João já tem uma proposta de cerveja em mente e o nome que está em análise é Hopfen XYZ. Percebendo que o mercado da cerveja é um mercado que está em ascensão e um produto que todo mundo se interessa falar e discutir, "resolvi iniciar esse estudo e nós ainda estamos em fase de estudo, e debatendo isso com o professor Marcos. Ele disponibilizou essa oportunidade de fazer uma parceria com a Faculdade Senac". Diante dessa proposta, os alunos do curso de Design Gráfico elaboraram diversas marcas de cerveja "a gente está tentando chegar a uma marca interessante paralelamente a isso está sendo desenvolvido um plano de negócios, está sendo feito todo um trabalho que ao final eu vou compor, eu acredito que no prazo de 120 há 180 dias nós devemos ter um produto pra colocar realmente no mercado". Completa, João.
A proposta de design da marca de cervejas foi desenvolvida pelos alunos do curso de Design Gráfico da Faculdade Senac e faz parte do projeto integrador que finaliza o módulo de cada curso superior.
Mercado cervejeiro
Para incentivar os pequenos produtores nesse mercado que cresce muito, gera empregos e que pode contribuir bastante com a cidade o vereador Lucas Kitão, idealizou o Projeto de Lei que propõe e espera simplificar a instalação e licenciamento de micro cervejarias artesanais em Goiânia. "O formato que propomos é o mesmo dos BrewPubs (bares onde as microcervejarias vendem a sua própria cerveja". Comenta o vereador. Essa também é uma discussão necessária porque o processo de licenciamento de cervejarias no Brasil é muito complexo e burocrático.