Três em cada quatro profissionais brasileiros tiveram aumento de salário em 2013. Isso é o que mostra um estudo da Page Personnel, que avaliou a remuneração média de 204 cargos em vários setores da economia. Oitenta por cento dos funcionários tiveram salários maiores em 2013, em comparação com o ano passado.
As áreas de engenharia, finanças, marketing, tecnologia da informação são as que mais se destacaram. Quanto mais experiente, mais valorizado é o profissional e o salário pode aumentar mais de 20% em um ano.
Dos 13 cargos que tiveram os ganhos mais representativos, dez são do nível sênior ou de coordenação. Confira abaixo os cargos que tiveram os maiores ganhos salariais nas áreas analisadas:
Engenharia
Técnico de segurança do trabalho sênior: 21%
Engenheiro químico sênior: 9%
Marketing
Coordenador de comunicação: 20%
Analista pleno de trade marketing: 18%
Finanças
Analista de planejamento sênior: 15%
Coordenador fiscal: 13 %
RH
Business partner sênior: 14%
Analista junior de remuneração e benefícios: 9%
Vendas
Vendas técnicas júnior: 12%
Construção
Engenheiro de planejamento de obras sênior: 11%
Tecnologia da informação
Analista de sistemas sênior: 7%
Desenvolvedor ou programador sênior: 6%
Supply chain
Analista de supply chain sênior: 7%
Mesmo com esse cenário promissor, há profissionais que não estão satisfeitos com o salário e pensam em pedir um aumento. "A primeira coisa que precisa saber é se a empresa está dando lucro. A segunda condição é que você tem que ter tido um boa desempenho durante o ano, não adianta ter ido bem em alguns meses e nos outros ter sido medíocre. A empresa precisa perceber em você condições para posições seguintes, mais significativas ou posições que valem mais dinheiro. Tem que ser uma conversa boa, transparente e, principalmente, sem ameaças, dizer: ‘olha, recebi proposta de uma outra empresa’ não pega bem", orienta o consultor de recursos humanos Bernt Entschev.