A data foi instituída em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de debater ideias sobre os direitos e sobre a inclusão do deficiente físico na sociedade. Cabe a todos da sociedade lutar para que a inclusão dessas pessoas se torne realidade em nosso país. E essa data serve de reflexão acerca dos direitos do cidadão portador de alguma deficiência.
Na Faculdade Senac Goiás existem ações sociais e pedagógicas de apoio ao deficiente físico e a defesa de seus direitos, além do aumento das condições de acessibilidade. Além disso, a Faculdade Senac realiza um importante papel social em relação à inclusão: possui intérpretes de libras que acompanham, auxiliam e orientam os alunos com deficiência auditiva, possibilitando a cidadania, a educação e o ingresso no mercado de trabalho.
A Faculdade é preparada para alunos com deficiência visual: contém piso tátil e livros em braile, e para alunos com alguma deficiência física, oferecendo elevadores, banheiros adaptados, etc. Também oferece atendimento preferencial, espaços reservados para cadeirantes no auditório, biblioteca, área de convivência, rampas de acesso, etc.
Todas essas ações são fundamentais para que haja igualdade. Sendo assim, a luta deve ser permanente, e o "Dia Internacional do Deficiente Físico" é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas.