A hora de escolher qual caminho seguir quando se termina o ensino médio é um momento de muitas dúvidas para o jovem. Essa dúvida também está no adulto que busca uma nova carreira ou aprendizado em uma outra fase da vida. Além da insegurança da decisão de uma profissão e de onde cursar, outros pormenores acabam dificultando mais ainda esse processo.
A diferença entre o curso nas categorias Tecnólogo e Bacharelado é uma das dificuldades em que o jovem esbarra. Em um primeiro momento o que pode parecer apenas uma diferença de duração, na verdade é uma escolha que deve estar bem alinhada com suas expectativas e perspectivas para o futuro.
O curso Bacharelado oferece um currículo mais amplo, com disciplinas práticas e teóricas. Ideal para quem busca trabalhar com pesquisa ou áreas acadêmicas, possui uma duração entre 4 e 6 anos (8 a 12 semestres) e uma visão mais teórica dentro de cada área do conhecimento. Alguns cursos inclusive oferecem habilitações específicas ao longo da faculdade, como no curso de Comunicação Social em que você pode optar por Jornalismo ou Publicidade, por exemplo.
Com uma proposta mais focada nas necessidades do mercado de trabalho, o curso Tecnólogo tem uma duração mais curta, geralmente entre 2 e 3 anos (4 a 6 semestres), com formação voltada para a investigação, desenvolvimento e a aplicação prática de ferramentas e processos no mercado de trabalho. É uma excelente alternativa para quem já determinou a área que pretende atuar e deseja uma formação direcionada em um tempo justo, também para quem busca uma formação superior ou uma mudança na carreira.
É importante diferenciar porém os cursos tecnológicos dos cursos técnicos, que não são considerados de nível superior. O aluno que concluiu uma graduação tecnológica pode inclusive ingressar em programas de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Os cursos nas categorias Bacharelado e Tecnólogo tem muito em comum. Ambos são considerados cursos de nível superior, oferecendo diplomas aceitos na maioria dos concursos públicos. Os cursos de Bacharelado estão disponíveis em universidades públicas e privadas, como a Faculdade Senac Goiás e também são ofertados no formato Ensino à Distância (EaD).
Atendendo ao imediatismo que o mercado tem buscado, a Faculdade Senac Goiás oferece cursos superiores de tecnologia nas áreas de gestão, design e tecnologia da informação. Reforçando os valores e a tradição que o Senac carrega há 70 anos em Goiás, a Faculdade Senac preza pela empregabilidade de seus alunos, oferecendo cursos que atendem a demanda do mercado goiano. Pela tradição e boa relação que o Senac mantém com as empresas locais, os alunos contam com a oportunidade de aplicar toda a teoria estudada já atuando em suas áreas durante o decorrer do curso, ou empreendendo o próprio negócio.