Atualmente a tecnologia está gradativamente inserida em nosso meio. E não poderia ser diferente na saúde. A utilização da computação em dispositivos de realidade virtual tem sido explorada para prover soluções e mudanças em tratamentos médicos.
A Faculdade Senac incentiva através do curso superior de Jogos Digitais, os alunos a criarem jogos que auxiliam pessoas necessitadas a recuperar movimentos do corpo. A ideia partiu da tese de mestrado de Fabrício Leonard, coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação e Jogos Digitais da Faculdade Senac, no projeto ele aborda e desenvolve meios possíveis na formação de um jogo virtual que liga pontos de movimento corporal e instiga os pacientes a avançarem no entretenimento.
No mercado, já existem muitos fisioterapeutas que utilizam da ferramenta dos jogos e dos aplicativos em seus pacientes, onde é possível avaliar o desempenho muscular de uma pessoa no processo reabilitação, alguns usam a eletromiografia, um aparelho que monitora o desempenho do músculo do paciente, transforma os estímulos em comandos de jogo e ainda elabora relatórios sobre a atividade.
Portanto, existe um campo amplo para que os futuros profissionais da área de jogos possam instalar seus projetos. É necessário ter conhecimento e criatividade para inovar. As necessidades dos pacientes são diversas, dentre elas, podem-se criar plataforma para medir o consumo calórico, monitorar o sono, incentivar a prática de exercícios físicos, diminuir o estresse e até ajudar na ingestão de água. O curso de Jogos Digitais prepara o aluno na prática, aprimora com entendimento técnico da tecnologia para atingir todas as esferas que o segmento de jogos virtuais proporciona.
Para saber mais acesse: http://www.go.senac.br/faculdade/site/graduacao