Ana Paula Borges Estagiária de Jornalismo Mídias Sociais

Como fazer bom uso das redes sociais

As redes sociais constroem nossa imagem dia a dia, e refletem o que somos, do que gostamos, ou como agimos.

Postado por: Senac Goiás

Você pode construir uma imagem positiva ou negativa de acordo com o que você compartilha na sua rede social. Muitas pessoas verificam o perfil de alguém que enviou uma solicitação de amizade para ver suas postagens antes de aceitar. Algumas empresas também verificam o perfil do candidato à vaga de um emprego antes da contratação. Ou seja, aquilo que postamos transmite nossos pensamentos e sentimentos.

Ricardo Sewairbriker, é pós graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e tem algumas dicas de como ser um bom usuário das redes sociais. Ele afirma que é necessário muito cuidado com a exposição da vida pessoal e com o tipo de conteúdo que são postados nos perfis. "As redes sociais são ferramentas fantásticas para receber informações, rever amigos, conseguir um emprego; e se você tiver o controle da informação que você posta é uma ferramenta excelente que proporciona grandes oportunidades de mercado tanto para empresas quanto para pessoas, mas é preciso usar com cautela". Completa.

Ricardo explica que também é preciso ter cuidado com os comentários que são postados nas publicações. Ele ensina que a melhor maneira é refletir antes de postar qualquer coisa. "Será que devo postar? Nas redes sociais até o curtir é perigoso. Será que aquele post que estou curtindo é socialmente correto? Será que ofende alguém?" Esclarece ele. O palestrante também ressalta sobre os perigos das ofensas nas redes sociais. A crítica é um direito de todos, e de acordo com ele, crítica e ofensa andam próximas e é preciso tomar cuidado se aquela crítica na verdade não está ofendendo uma pessoa ou uma empresa.

Em palestra realizada durante a Feira do Estudante 2017, Ricardo ilustrou vários momentos em que o mau uso das redes sociais causou prejuízos aos usuários. Como por exemplo, o caso de um homem que curtiu um post do ex colega de trabalho que havia sido demitido e estava criticando a empresa na publicação. Resultado: o empregado que curtiu o post do funcionário demitido foi desligado também.

"Por fim, aquilo que eu não escrevo no muro da minha casa ou em uma camisa que uso na rua eu não escreveria na rede social, quem passa na rua vai ver o muro quem vê você na rua vai ver a camiseta mas na rede social essa proporção é bem maior, todo mundo está vendo o que você faz. Acho que a principal dica é essa." Finaliza Ricardo.

 

 

 

Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400