Na primeira semana de julho, foi concluída mais uma turma do curso "Como falar em público". Promovido pelo Senac Cora Coralina, esta capacitação permite ao aluno desenvolver novas táticas para uma melhor habilidade na realização de palestras e apresentações públicas, contudo, muito além de um desenvolvimento externo, o Senac promove um autoconhecimento da inteligência emocional.
De acordo com a instrutora Aline Bitencourt, falar em público vai muito além de superar o nervosismo. Antes de tudo, é preciso conhecer as próprias emoções e trabalhar a autoestima. "A disciplina no processo de conhecimento interior é o que dá segurança na hora de falar", afirma.
Para trabalhar o domínio da retórica, a estrutura do Senac conta com materiais de ponta, como filmadoras e microfones de vários estilos que proporcionam um melhor rendimento do aluno. "Neste ano, acrescentamos uma nova tática de desenvolvimento, o storytelling que consiste no mapeamento audiovisual das histórias de vida e superação de nossos alunos", conta Aline. Para a profissional, este recurso é essencial pois promove o resgate da autoconfiança em meio a conflitos emocionais.
O instrutor Fernando da Costa, também ministrante do curso, salienta que esta não é apenas uma capacitação para tímidos. Profissionais ligados às áreas de advocacia, gestão e liderança, são os maiores interessados. "É um curso com alto nível cultural. Muitas vezes, a desenvoltura no contato com o outro é essencial para uma carreira de sucesso", conta. Aos interessados, Fernando aconselha, que antes de tudo, é preciso desbloquear traumas e medos, para assim dominar a arte de se comunicar.