No mês de junho, os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo participaram de treinamento especial com a Polícia Militar e a Defesa Civil. O intuito foi proporcionar a vivência de situações atípicas que podem acontecer no dia a dia da profissão, além do deslocamento consciente nos biomas do cerrado.
A visita foi acompanhada pela instrutora Layane Marques e contou com experiências reais no cotidiano de um guia turístico. Para a profissional, é de extrema importância que os alunos tenham contato prático com as situações adversas que a profissão pode proporcionar. Layane afirma também que noções de primeiros socorros são imprescindíveis à atuação como guia.
Além dos primeiros socorros, também foram oferecidas instruções de preservação dos biomas naturais do cerrado. É o que conta o Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Comandante Juliano Cardoso, "Os alunos puderam ver os efeitos do turismo desordenado e receberam instruções de conservação do bioma cerrado e desenvolvimento de turismo sustentável".
O Comandante destacou ainda o diferencial dos alunos do Senac, os primeiros no âmbito de turismo a participar de um treinamento de grande porte. "Com essa atividade eles se diferenciam em contexto geral dos demais guias, pois sabem como agir e principalmente o que não fazer em atividades de ecoturismo e possíveis acidentes".
Os alunos demonstraram bastante atenção e proatividade, puderam tirar dúvidas sobre primeiros socorros e preservação ambiental. Outro destaque do treinamento foi a importância do aviso antecipado aos órgãos da defesa em caso de turismo em locais remotos. "Antes de se deslocar comunique à defesa civil. Caso haja acidente, teremos maior facilidade no socorro devido", finalizou Juliano Cardoso.