No dia 14 de junho a Faculdade Senac, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres(SMPM), entregou certificado às alunas concluintes do curso de informática básica, o projeto que já é realizado há 5 anos já proporcionou conhecimento há mais de 1,4 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, contribuindo também para a autoestima na fase de recuperação social.
O intuito do programa é criar possibilidades de inclusão digital que facilite a vida profissional e pessoal dessas mulheres. A Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Teresa Sousa, afirma também que é de extrema importância o empoderamento feminino no processo de superação "acreditamos que a formação e a capacitação profissional é um dos meios mais eficientes de torná-las seguras para enfrentarem as dificuldades."
O curso é ministrado por alunos do Senac do ramo de Tecnologia da Informação, Yukie Kodama, uma das ministrantes, acredita que o grande diferencial da capacitação é oferecer o acesso à tecnologia para pessoas de baixa renda, e ainda possibilitar êxito na atuação profissional.
Como é o caso da auxiliar administrativa Sirlene Mercês, que aos 50 anos possuía diversas limitações no emprego justamente por não estar apta a lidar com computador, hoje ela se diz realizada pois consegue desenvolver funções que antes não era capaz. "Eu tinha muita dificuldade com planilhas, hoje tenho um melhor desenvolvimento, avancei na minha profissão"