Os estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Cora Coralina participaram de um workshop sobre a Norma Regulamentadora 35, no dia 27 de abril. A oficina foi organizada pela empresa Kapitão América EPI em parceria com a M.S.A The Safety Company. Os alunos foram acompanhados pelo instrutor, José Eustáquio. O workshop foi ministrado pelo especialista em trabalhos em altura, César Azevedo, durante todo o dia, no Senai, na unidade Vila Canaã.
Norma Regulamentadora 35 trabalhos em altura, Fases de resgates, Síndrome da suspensão inerte, Tipos de resgates, Acesso por cordas para resgate e plano de resgate foram os temas discursados no evento. De acordo com o consultor técnico da empresa Kapitão América, Sebastião Silva, a oficina foi dividida em partes, teórica e prática. "O objetivo foi transmitir conhecimento sobre trabalho em altura para profissionais que já atuam no ramo e para futuros Técnicos em Segurança do Trabalho (TST)", explica.
Ainda segundo Sebastião, novas tecnologias foram aplicadas na Norma Regulamentadora 35. São Equipamentos de Proteção Individual ainda pouco conhecidos, mas que atendem os procedimentos da NR 35. A aluna Rosimeyre da Costa, disse que os procedimentos passados para a realização de resgate foram muito importantes para o TST. "Às vezes, diante de um acidente a gente entra em pânico e não sabe como agir. Na oficina o palestrante mostrou que em situações como esta, deve-se manter a calma e projetar uma maneira simples antes de iniciar o resgate", declarou a estudante. A supervisora pedagógica, Priscila Rego, também esteve presente no evento e considera positiva a participação dos alunos.