O curso de Inclusão Digital na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) teve início na segunda-feira, 18. A estudante do curso Gestão da Tecnologia da Informação, da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Yukie Kodama, é a instrutora do curso que tem foco na informática básica. O projeto é gratuito e exclusivamente destinado às mulheres.
A diretora da SMPM, Neide Marinho, ministrou palestra sobre Formação de Gênero no dia da abertura. Na ocasião, as mulheres discutiram a desigualdade de gênero, as leis que as asseguram e a violência contra a mulher, nos seus mais diversos níveis e categorizações.
Logo depois, apresentaram a instrutora, Yukie. Para ela, "hoje em dia já não se faz nada sem o uso da internet, e esse curso dará uma base na informática". Segundo Kodama, a experiência é gratificante. "Gosto muito de poder ajudar as pessoas, e ainda mais se tratando da área da informática que eu amo muito", declarou.
"O laboratório de informática da SMPM possui 11 computadores, que têm programas básicos, como Word, Excel, Power Point e acesso à internet. É uma sala ampla e climatizada com banheiro interno", detalhou a secretária municipal de políticas para as mulheres, Teresa Sousa. Ainda informou que o curso está dividido em duas turmas de 11 alunas cada, sendo 22 mulheres no total.
Segundo a secretária, "as expectativas são as melhores possíveis. O curso é uma oportunidade para as mulheres conhecerem um pouco mais do mundo da informática". Teresa ainda afirmou que a inserção da mulher no mercado de trabalho é uma das políticas públicas importantes da SMPM. A previsão é de que o curso dure cerca de dois meses.
Da mesmo forma, a Faculdade Senac ministra o curso com essa mesma preocupação. "A gente preza muito pela continuidade desse curso para as mulheres", declarou a coordenadora pedagógica da instituição, Nelma Roberto, durante a abertura. A capacitação é destinada a mulheres com algum tipo de vulnerabilidade social ou financeira, que tenham mais que 16 anos e que morem em Goiânia.