Três turmas de Técnico em Segurança do Trabalho, do Senac Cora Coralina, participaram de curso de capacitação da Norma Regulamentadora 32 no dia 7 de abril. O evento foi organizado pelo instrutor e responsável pela turma do vespertino, Danilo Pires de Paula, em parceria com a auditora fiscal do trabalho, Jacqueline Ramos. O curso foi ministrado durante todo o dia, no Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
O objetivo era tornar os estudantes capazes de preencher o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), desenvolvido pelo Portal de Vigilância da Saúde, para as operações de segurança do trabalho nas secretarias estaduais e municipais de saúde. "Tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo", explicou a instrutora que levou duas de suas turmas, Jeisa Queiroz.
O instrutor José Eustáquio Gabriel também acompanhou sua turma de TST durante a visita. Além disso, a supervisora técnica do Senac, Priscila Ferreira Rego esteve presente no evento. Os instrutores que supervisionaram toda a atividade consideram positiva a participação dos alunos para o andamento do curso.
O Sinan NET é novo e é a própria Norma Regulamentadora, ou NR 32. "Eles são as primeiras turmas qualificadas no novo sistema no Brasil", informou o instrutor Danilo Pires. Ele explicou também que o sistema é utilizado para relatar casos de acidente de trabalho na rede hospitalar e é estratégia nacional para redução dos casos. "É um procedimento de fiscalização trabalhista", explicou.
"Os nossos alunos farão parte do SESMT e precisam estar preparados para desenvolver as atividades que os competem dentro dessa equipe que protege a integridade física desses profissionais", salientou Jeisa. SESMT é o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. Para o aluno Marciano Romeu, "foi um aprendizado novo que abriu mais a visão do curso".
O instrutor Danilo Pires explicou que esse preparatório é obrigatório para o exercício da profissão. No caso, quando formados, os alunos que participaram do curso já estarão preparados para tal. Marciano destacou que foi crucial essa experiência ao lado de profissionais qualificados. Além disso, orgulha-se saber que é da primeira turma capacitada para a atualização profissional.