Os dias 4 e 5 de abril foram marcados por comemorações na Faculdade de Tecnologia Senac Goiás. Os estudantes que terminaram o curso no segundo semestre de 2015 colaram grau na terça-feira. Mas, antes, celebraram a formatura em culto ecumênico realizado no auditório da faculdade, Álvaro Falanque.
"É muita emoção, mais uma etapa conquistada. Acredito que Deus vai abençoar a carreira dele", declarou Carlos Roberto de Souza, pai do formando em Gestão da Tecnologia da Informação, Hugo Bastos. O recém-formado leu a mensagem a Deus durante o culto ecumênico. O pastor Flávio Carvalho representou a igreja evangélica e a ministra Jaidete Viana, a igreja católica.
Ambos cristãos, citaram versículos bíblicos e declararam a alegria de ver os formandos conquistando o diploma. "Que vocês sejam a luz do mundo e o Senhor os capacite na missão que lhes foi enviada", instruiu a ministra. A gerente pedagógica da faculdade, Stefane Barbosa, fez a abertura do evento do primeiro dia e aconselhou: "aproveitem cada minuto hoje e amanhã".
"É muito satisfatório chegar a este dia, é uma sensação de vitória, de conquista", declarou Edilayne Nunes, formanda em Gestão Comercial. Quando o assunto é recessão econômica no mercado de trabalho, ela é categórica: "Para um bom profissional não existe crise e fomos bem preparados para esse mercado". O Paulo Henrique, de Gestão Ambiental, também forma satisfeito com a graduação. "O curso agregou bastante à minha primeira área, que era Segurança do Trabalho", explicou.
Colação de Grau
Mas a ansiedade dos ex-alunos era pelo momento da entrega dos diplomas, o segundo dia, em que vestiram-se à caráter, com as tradicionais becas e o capelo. O diretor da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Lionisio Pereira, o presidente do Conselho Regional do Senac Goiás, José Evaristo, a diretora regional do Senac Goiás, Felicidade Melo e coordenadores de curso compuseram a mesa diretiva da solenidade.
Além disso, foram convidadas para a mesa diretiva, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, e a diretora de ação social da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Helka de Souza Nascimento. Mais de 60 formandos participaram da cerimônia.
Para Ester Xavier, o momento é novo. Com 49 anos, ela conta que é o primeiro curso que consegue finalizar. "Ainda não caiu a ficha", confessa. Desde 2000 a formanda tem feito cursos e foi em Gestão da Tecnologia da Informação que se sentiu realizada. Com o curso, Ester atingiu a satisfação pessoal, que, segundo ela, era o objetivo desde o início.
Durante as falas dos membros da mesa diretiva, os novos egressos da faculdade eram parabenizados. O presidente José Evaristo deu destaque ao fato de esta ser a 15ª colação de grau desta instituição. Após o encerramento das solenidades, os estudantes cumpriram com a tradição de jogar os capelos e foram recebidos e abraçados, também, pelos professores homenageados.