Os estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Cora Coralina fizeram uma visita técnica ao Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga, no dia 18 de fevereiro. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a exposição artesanal dos índios Carajás, uma demonstração cultural e artística que proporciona o resgate histórico dos primeiros habitantes do Brasil. Os discentes foram acompanhados pela instrutora do curso, Lilian Borges.
De acordo com Lilian, toda a ementa do curso é voltada para o reconhecimento dos atrativos naturais e culturais, tanto do estado quanto em nível nacional. Segundo ela, o módulo atual completa o território regional. "Nós dividimos Goiás em 4 regiões - "caminho do ouro, do sol, da biosfera e das águas". No caminho do sol temos a região de Aruanã onde residem 50 habitantes Carajás aproximadamente que mantém a cultura viva. Então foi uma forma de aproximar os alunos desse conhecimento".
Segundo a aluna Nilza Maria Brito, o Museu é um lugar oportuno para quem deseja conhecer um pouco da história de Goiás. "As peças artesanais estão expostas de forma bem didática, elas possuem uma linguagem própria que se auto explica. Para quem não conhece Goiás, ali demonstra pequenas mostras de diversos espaços goianos", ressaltou a estudante.
O aluno Josenaldo Viana disse que a visita foi uma excelente experiência. "Foi muito interessante porque acrescentou muito ao nosso trabalho como guia turístico. Conhecemos um pouco mais das questões históricas do estado de Goiás, dos atrativos e da cultura dos antepassados", afirmou. A exposição ficará disponível até o início do mês de março. O Museu Zoroastro Artiaga fica localizado na praça cívica, setor central em Goiânia.