A Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) desenvolveu um projeto de inclusão digital que consiste em oferecer para mulheres curso de Informática Básica. A ideia é contribuir na formação e no desenvolvimento pessoal das mulheres. No início do mês de outubro duas turmas com dez alunas foram formadas. O curso teve início dia 05 de outubro e está previsto para terminar no dia 26 de novembro.
O projeto além de auxiliar no crescimento pessoal, tem também a finalidade de inserir as mulheres no mercado de trabalho. Hoje mesmo para ocupar cargos simples as empresas exigem no mínimo um conhecimento básico em informática. Por isso buscamos também ajudar as mulheres na conquista do sucesso profissional.
A aluna Tamyrys de Sousa Almeida, 28 anos, disse que aprender algo novo a cada dia no curso, desperta o interesse em procurar novos conhecimentos. "Estou muito motivada. Já aprendi bastante e após terminar este curso eu gostaria de fazer o técnico em auxiliar administrativo, que é uma área onde pretendo trabalhar futuramente", afirma a estudante.
A supervisora da SMPM, Alessandra Menezes, ressalta a importância da formação para a autonomia das mulheres. "Nós da SMPM acreditamos que a educação e o desenvolvimento profissional das mulheres são fundamentais para o enfretamento da violência e da discriminação". Ainda de acordo com Alessandra, as alunas demonstram muita determinação e dedicação. "Elas estão sempre dispostas a desenvolver as atividades e é gratificante a evolução de cada uma, pois um dos objetivos do projeto é empoderar as mulheres através da qualificação profissional para incentivá-las na independência financeira", afirma.