A Faculdade de Tecnologia Senac Goiás fechou uma parceria com pesquisadores Canadenses para realização conjunta do projeto internacional intitulado "Concepções de escola para o século XXI: questões sociais e educativas", proposta pela Universidade de Sherbrooke (Quebec-Canadá), coordenada pelo professor Yves Lenoir, titular da Cátedra de Pesquisa sobre Intervenção Educativa, na Universidade de Sherbrooke.
O objetivo é realizar uma pesquisa comparativa internacional sobre finalidades educativas da Educação Básica, envolvendo oito entidades territoriais a saber: Brasil, Chile, França, Ilhas da Reunião, México, Nova Brunswick, Quebec, Romênia e Turquia.
O estudo com duração de cinco anos, começa oficialmente em 2016 e deve fornecer resultados que fundamentam esclarecer à população, as tendências e concepções que são veiculadas sobre as finalidades educativas escolares atualmente estabelecidas para orientar a educação básica do século XXI.
Como é a parceria
O estudo internacional tem em cada país parceiro uma universidade representante que recebe orientações diretas. A instituição que representa, por sua vez, também oficializa parcerias para o envio de dados e cumprimento de exigências à universidade canadense.
A condução de todo o processo será a partir de coordenadas enviadas da faculdade de Sherbook. No Brasil, a representante é a Pontifícia Universidade Católica (PUC) que já fez parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Tecnologia Senac Goiás entre outras.
Os alunos das respectivas parcerias participam respondendo questionários e gerando estatísticas de aprendizado para os dados da pesquisa.