Kelly Martins - estagiária de jornalismo Gente Senac

De bengala na mão e sorriso no rosto Divino é exemplo de superação

Concorreu com 150 candidatos e sua colocação ficou entre os 10 primeiros

Postado por: Faculdade Senac Goiás
Quem vê o mais novo integrante do grupo de apoio pedagógico da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Divino Aldair dos Santos, sempre sorrindo, não imagina os obstáculos que já teve que superar. Hoje está casado, tem duas filhas e é graduado em letras. Mas desde a infância teve que aprender a lidar com as sequelas da doença poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. 
 
Devido à doença, os pés do Divino ficaram tortos e, até os 19 anos, nunca tinha usado sapatos, o que o constrangeu durante toda a adolescência. Ao ganhar uma bota de cano longo na cidade onde morava, pode disfarçar a deficiência. Segundo ele, a bota foi um dos melhores presentes de sua vida por se sentir mais confiante e aceito pela sociedade. 
 
Com a autoestima fortalecida, Divino passou a andar de bicicleta, visitar lugares onde antes não iria e até a namorar, o que pra ele era um sonho distante. Quando começou a buscar uma formação superior, tinha que percorrer 34km, ida e volta, todos os dias. Saia de Santa Tereza de Goiás até chegar à faculdade mais próxima, em Porangatu.
 
Ao se formar em Letras, Divino teve mais um sonho concretizado.  Viajou para Goiânia apenas com a roupa do corpo e nem malas tinha. Morou em um apartamento fornecido por alguns amigos, sem cama, dormia em um colchonete no chão. Muitas vezes acordava com dores devido às sequelas da doença. Mas as adversidades que fariam muitos desistirem, para Divino foram degraus para conquista dos próprios ideais. "Eu nunca desisto do que eu quero!", afirma.
 
Com a família formada, Divino teve que trabalhar em mais um serviço para suprir as necessidades da casa. Indicado por amigos, visitou a página do Senac e se inscreveu em uma oportunidade para auxiliar administrativo da instituição. Concorreu com 150 candidatos e ficou entre os 10 primeiros. "Agarrei essa oportunidade com muita dedicação e mesmo com minhas limitações, em menos de um ano fui promovido ao cargo de apoio pedagógico", conta.
 
Os objetivos do mais novo apoio pedagógico não param por aí. Já tem mais uma meta dentro do Senac: ser coordenador pedagógico. "Sou grato ao Senac, pois ensina a valorizar o ser humano, mesmo com suas limitações. E que sendo humilde você sempre tem a ganhar!", enfatiza. 
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 18h

Av. Caiapo Qd. 89, Lts. 41 a 49, R. Xavantes - Santa Genoveva, Goiânia - GO, 74672-400