Com o tema “Revisão crítica do design no Brasil”, o coordenador do curso de Design Gráfico e Produção Multimídia da Faculdade de Tecnologia Senac Goiás, Marcos Costa, ministrou uma mesa redonda juntamente com o profissional deste segmento, Wendson das Chagas Pereira; com o coordenador do curso de Design na Universidade Federal de Goiás (UFG), Wagner Bandeira e o professor graduado na Universidade de Kassel, na Alemanha, Marcos Amaral Lotufo. Essa integração aconteceu neste domingo, dia 20 de julho, às 15h, no auditório da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o NDesign.
O NDesign é organizado por acadêmicos e profissionais da área com o intuito de promover a difusão de conhecimento, ambientar o acadêmico com a atmosfera profissional, integrar e aprofundar no debate crítico de todos envolvidos deste segmento. O NDesign é o maior acontecimento de design do país e um dos maiores da América Latina.
Segundo Marcos Costa, o objetivo era ativar a visão crítica, porém com contextualização, do que é ser um profissional em design. “Essa atividade envolveu muita teoria relevante para formação e desenvolvimento do profissional deste segmento”, disse. Nesta mesa redonda estiveram presentes acadêmicos, profissionais da área e professores.
Para o professor da Faculdade Araguaia, Flávio Gomes, que esteve presente, uma atividade como esta, principalmente em um evento como o NDesign, por ser formado por alunos, colabora para eliminar muitos questionamentos, os quais os próprios estudantes tem sobre o futuro devido as cobranças sociais. “Essas trocas de experiências desenvolvem a resiliência do novo designer em lidar com as críticas sem depreciar a profissão”, afirma.