O game de perguntas QuizUp não foi a primeira tentativa do finlandês Thor Fridriksson, 35 anos, de conseguir faturar alto com o mercado mobile. O game fez sucesso e, além de dinheiro e prestigio, trouxe inúmeros concorrentes para o empreendedor.
O empreendedor afirma: foi do fracasso que tirou as lições para criar o game, que hoje tem mais de 17 milhões de usuários cadastrados no mundo. Abaixo você confere as dicas de Fridriksson para ser bem sucedido no mundo dos jogos eletrônicos – sem precisar se arriscar tanto quanto ele.
1. Conexões e dinheiro
Não adianta correr: no mundo dos games você precisa de dinheiro para tornar seu projeto realidade – você gastará com tecnologia, uma equipe capacitada, viagens para encontros de relacionamento e muito mais. Isso é ainda melhor se o capital vem de investidores bem conectados. Aproveite essa rede para conhecer mais sobre o mercado, concorrentes e para tentar um canal de comunicação com grandes nomes da indústria. Se há a possibilidade, considere ir para mercados internacionais em busca dos investidores entusiasmados que sua empresa precisa.
2. Bons programadores (de preferência nacionais)
Para construir bons games, você precisará de uma equipe competente de programadores. Mas, segundo Fridriksson, essas pessoas são mais fáceis de encontrar e contratar em seu próprio país. “Se você tenta se dar bem em outro ambiente, como ir ao Vale do Silício, terá mais dificuldade para encontrar esses profissionais”, afirma. “Eles geralmente confiam mais em startups locais.”
3. Aprenda com seus erros
A história do próprio Fridriksson mostra que a lição – mais velha que o empreendedorismo – realmente funciona. Se essa é sua primeira vez como empreendedor, comece a aceitar que o fracasso pode ser um dos resultados dessa sua empreitada, e veja isso como algo positivo. Se você está partindo para uma nova tentativa, faça um estudo aprofundado do que o fez falhar na vez ou vezes anteriores e use essas informações ao seu favor.
4. Saiba como chegar aos seus consumidores
Não adianta ter um game incrível se você não faz com que ele chegue ao seu mercado consumidor – ultrapassando todos os milhares de concorrentes que surgem a cada instante. Faça parcerias com empresas distribuidoras que possam fazer isso. O QuizUp utilizou uma produtora de cinema para oferecer seu jogo com perguntas específicas sobre um novo filme que estavam lançando. Essa ação também serviu para receber feedback dos fãs, e que depois foi usado para aperfeiçoar a plataforma.
5. Crie uma estratégia de marketing sólida
Saiba quis são os canais você utilizará para divulgar e disponibilizar seu game e quais empresas podem ajudar a alcançar o maior número de usuários em potencial. Não se esqueça de fazer com que todas as ações estejam integradas.
6. Mantenha a simplicidade
A simplicidade do game e sua jogabilidade podem ser os elementos que conquistam seus usuários – nem todo game precisa ser complexo. Facilidade para instalar, iniciar e aprender como jogar também serão analisados pelos seus usuários em potencial.
7. Crie seus jogos pensando como os jogadores
Invista em um design centrado na experiência dos seus possíveis usuários e não no que você acha que pode dar certo ou agradar. “Muitas vezes o que os criadores acham legal não faz realmente sucesso”, afirma Fridriksson.