O lançamento nacional e global da campanha do Dia 12 de Junho será realizado na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro. No dia 11 de junho, das 10h às 13h, crianças, adolescentes e adultos formarão um grande mosaico simbolizando a luta contra o trabalho infantil. A mobilização será fotografada e divulgada na imprensa e nas redes sociais.
A campanha resgata o cartão vermelho como tema, mantém o cata-vento como símbolo e tem por objetivo mobilizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, particularmente no período da Copa do Mundo.
A mobilização é uma articulação do Fórum Nacional de Prevenção Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro. E o Senac é parceiro nesta luta.
Mobilização nas redes sociais
A campanha, coordenada mundialmente pela OIT, terá grande repercussão também nas redes sociais no Brasil e no mundo: a página no Facebook Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil já está divulgando informações e convidando a todos para participar. Além disso, quem não puder estar presente na Enseada de Botafogo poderá colaborar utilizando o ThunderClap, uma ferramenta que permite agendar uma publicação nas redes sociais. O objetivo é que, no momento em que for formado o mosaico humano, milhares de pessoas batam palmas virtualmente ao mesmo tempo.
E no dia 12 de junho será lançada a canção “Till everyone can see” (Até que todos possam ver), de Pharrell Williams e Hans Zimmer, com a participação do guitarrista da banda Incubus, do baterista do Blink-182 e da cantora Liz. A música poderá ser baixada pelo link http://thndr.it/1gbAjlQ.
Sobre o 12 de Junho
O dia 12 de junho foi criado pela OIT como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.
O cata-vento
O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil e da união dos cinco continentes. Representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do trabalho infantil. É também um elemento lúdico e de alegria, que deve estar sempre presente na vida das crianças.
A campanha também será realizada nos Estados e Municípios. Para saber mais, acesse a Agenda do FNPETI em: www.fnpeti.org.br/agenda.
Todo o material de divulgação da campanha já está disponível no hotsite www.fnpeti.org.br/12dejunho e pode ser utilizado livremente. O site disponibiliza também informações sobre a legislação, documentos de referência sobre o trabalho infantil e o dia 12 de junho, material para a imprensa e as campanhas anteriores.