Dicas simples facilitam aprendizado da língua inglesa
Embora as fórmulas milagrosas sejam cada vez mais comuns em publicidades, sobretudo na internet, o aprendizado requer conhecimentos teóricos e práticos
Senac GoiásO objetivo de aprender inglês, a língua mais falada no mundo, pode ser alcançado com mais facilidade por meio de recursos disponibilizados on-line e até gratuitos ou por aulas presenciais a preços mais acessíveis. A disposição em aprender, no entanto, é considerada requisito essencial para adquirir a fluência no idioma que, segundo o relatório anual language report, realizado pelo aplicativo Duolingo, é o mais estudado no Brasil.
Embora as fórmulas milagrosas sejam cada vez mais comuns em publicidades, sobretudo na internet, o aprendizado requer conhecimentos teóricos e práticos. Conforme orienta Mariana Maia Cabral, instrutora de inglês na Escola de Idiomas Sesc-Senac em Jataí, muito se vê sobre cursos mágicos para atingir a fluência em curtíssimo prazo, mas essas ofertas podem acabar gerando idealizações ilusórias e frustração aos aprendizes do idioma.
A pressão do mercado de trabalho por profissionais multilínguas tende a aumentar a procura por cursos rápidos, os quais, sem a dedicação necessária, raramente devolvem o resultado esperado. Incorporar pequenos hábitos ao dia a dia pode encurtar o processo de aprendizado da língua, além de garantir mais leveza ao processo. “Aprender não precisa ser uma tarefa chata ou pesada. Dá para aliar pequenos prazeres ao treinamento diário”, explica a instrutora.
Uma das formas apontadas por Mariana Maia como atalho para fluência é a preferência por filmes e séries em inglês. “Escolha títulos que você já conhece e gosta para assistir em inglês com legendas. Desse modo, você pode ir aumentando gradualmente o seu nível de desenvolvimento para, posteriormente, assistir novas séries e filmes sem as legendas”, ensina. Essa prática é essencial para treinar o listening e atentar às pronúncias das palavras, bem como para familiarizar com diferentes sotaques.
Outra dica fácil de ser executada é aprimorar o conhecimento por meio de leituras. “Comece lendo artigos adaptados para estudantes. Depois, progrida para a leitura de notícias reais de jornais on-line, até evoluir para leituras de livros. Em todos os tipos de leitura você pode ir anotando todo vocabulário novo e depois encontrar os significados e anotá-los também”, ensina a instrutora. Essa prática ajuda no aprendizado de novas palavras e aprimora tanto a leitura, quanto a escrita.
Por fim, o hábito de escutar músicas em inglês faz com que a tarefa de aprender seja divertida e gratificante. “Além de escutar, é muito importante cantá-las para praticar a pronúncia das palavras”, orienta Mariana. Outro meio eficaz para praticar a fala e alcançar a fluência é conversar com nativos. Para isso, é possível encontrar aplicativos on-line que promovem a comunicação entre aprendizes. “O ideal, no entanto, é realizar um bom curso de idiomas, aliado a essas atividades complementares para imergir na língua”, finaliza.