Inteligência emocional: a nova exigência do mercado de trabalho
Pesquisa aponta que habilidades comportamentais são valorizadas pelos líderes de grandes empresas
Senac GoiásUma pesquisa desenvolvida pelo PageGroup,
consultoria em recrutamento executivo especializado, apontou que as habilidades
comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina
são trabalho em equipe, inteligência emocional e comunicação assertiva.
De acordo com o estudo, 80% dos
executivos respondentes afirmaram que não contratariam um talento que atenda às
competências técnicas, mas não às habilidades comportamentais. Ou seja, cada
vez mais o mercado de trabalho exige do profissional uma inteligência emocional.
Conforme o coordenador da Escola
de Gestão e Negócios do Senac Goiás, Daniel Vieira, inteligência emocional é
considerada como soft skills para o profissional do século XXI. Soft skills são
as competências que pertencem a personalidade e comportamento do trabalhador. “As
habilidades passaram a ser, extremamente, importantes como um diferencial
competitivo”, explicou Daniel Vieira.
Os cinco pilares da inteligência
emocional são: autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e
habilidades sociais; mas Daniel Vieira alerta que ter inteligência emocional não
significa blindagem emocional. A inteligência emocional está ligada ao
gerenciamento dos conflitos e ralações.
“Não é possível controlar nossas emoções, mas é possível
interpretar de forma correta, para você ter uma ação e um comportamento mais assertivo”,
ressaltou. Segundo ele, o primeiro
caminho para desenvolver a inteligência emocional é o autoconhecimento. “Quanto
mais você se conhece, quanto mais você sabe como as suas emoções funcionam,
mais ágil será o seu desenvolvimento e comportamento”, afirmou.
Por exemplo, imagine que um cano estourou em uma loja de
tecidos. Enquanto uma pessoa sem inteligência emocional pode ficar sem saber o
que fazer, apenas vendo aquela situação, o profissional mais preparado
emocionalmente irá buscar por soluções rápidas, como remover todas as
mercadorias do ambiente e entrar em contato com um encanador.
E não é só isso: esse colaborador
ainda poderia ajudar a acalmar seus companheiros de trabalho, delegar tarefas
para resolver mais rapidamente a crise e ainda buscar soluções para prevenir
que algo assim aconteça novamente.