Senac Goiás é parceiro de projeto da OIT, MPT e Ministério da Economia
Ação visa promover oportunidades de acesso ao primeiro emprego no mercado formal de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade
Senac GoiásO Grupo de Trabalho Base da
Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), composto pela Organização
Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e
Ministério da Economia, realizou no dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de
Cristalina (GO), o evento de apresentação e monitoramento da primeira turma do Projeto-Piloto
de Aprendizagem Profissional Inclusiva desenvolvida pelo Senac Goiás.
O Projeto-Piloto API tem como
objetivo a promoção de oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo
para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de um
período de formação humana e socioemocional que antecede o sistema dual
característico da aprendizagem profissional.
Simbolicamente, o evento marcou a
transição dos 20 jovens, com idade entre 15 e 21 anos matriculados na Rede Municipal
de Educação, para o ingresso no primeiro emprego no mercado formal de trabalho.
Nos últimos meses, o grupo de estudantes passou por um intenso processo de
desenvolvimento por meio de aulas ministradas por instrutores do Senac Goiás da
unidade de Luziânia (GO). A nova etapa de aprendizado dos jovens será realizada
dentro das empresas parceiras que os contrataram de forma pioneira, no âmbito
do projeto lançado em dezembro de 2019.
Aprovada em 2000, a Lei do
Aprendiz determina que toda empresa de grande ou médio porte deve contratar um
número de aprendizes equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 5% do seu
quadro de funcionários cujas funções requeiram formação profissional.
Para o diretor regional do Sesc e
Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o acesso à educação de qualidade é um dever
da instituição com a sociedade goiana. “É somente com o ensino e a qualificação
profissional que iremos mudar o rumo do nosso país. Os nossos jovens não são
apenas o futuro, eles são também o nosso presente. Eles têm sede de mudança,
mas para isso precisamos capacita-los”, destacou.
Durante o evento também foi
apresentado o modelo de monitoramento e avaliação do projeto, com o objetivo de
identificar práticas inteligentes e oportunidades de melhorias, visando a
possibilidade de levar o projeto a outras localidades do Brasil.
Sobre o Projeto
O Projeto-Piloto API foi lançado
em dezembro de 2019, também na Câmara Municipal de Cristalina (GO). A API é uma
vertente da aprendizagem profissional que reconhece a necessidade de parcela da
juventude brasileira de desenvolver competências de natureza emocional e
mitigar desigualdades de natureza socioeducacional, estabelecendo como
estratégia o aperfeiçoamento da matriz curricular a partir da demanda das
empresas.