Senac Goiás participa de projeto da OIT, MPT e Ministério da Economia
Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva visa promover oportunidades para jovens do município de Cristalina (GO)
Senac GoiásA Organização Internacional do
Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério da
Economia lançam, nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, às 13h30, o Projeto
de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), no Auditório da Câmara Municipal
de Cristalina (GO). O Senac Goiás é parceiro do programa.
O Programa visa promover
oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo para jovens em situação
de vulnerabilidade socioeducacional. A primeira turma de aprendizes contará com
18 jovens de 15 a 21 anos matriculados na Rede Municipal de Educação, que terão
acesso a vagas de trabalho ofertadas pelas empresas que aderirem ao Projeto
Piloto API. Com isso, o projeto busca ajudar na transição dos jovens para o
ingresso no mercado de trabalho formal por meio da Aprendizagem Profissional
O lançamento contará com a
presença de autoridades e representantes da Prefeitura de Cristalina, da
Associação Comercial Agroindustrial de Cristalina (ACAIC), da AlfaSol, do
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), da Associação Comercial
Agro Industrial de Cristalina e suas empresas parceiras, entidades formadoras e
alunos e alunas da rede pública.
Em todo o mundo, países de
distintos níveis de desenvolvimento têm colocado a aprendizagem profissional
como uma das prioridades de suas agendas políticas e sociais, por reconhecer
seu potencial para suavizar a transição de jovens da escola para o mercado de
trabalho formal. A aprendizagem profissional é considerada pela OIT como uma
política fundamental na erradicação do trabalho infantil e na promoção do
emprego juvenil.
Para o diretor regional do Sesc e
Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o acesso à educação de qualidade é um dever
da instituição com a sociedade goiana. “É somente com o ensino e a qualificação
profissional que iremos mudar o rumo do nosso país. Os nossos jovens não são
apenas o futuro, eles são também o nosso presente. Eles têm sede de mudança,
mas para isso precisamos capacita-los”, destacou.
Uma aprendizagem profissional de
qualidade caracteriza-se por combinar a aquisição de experiência profissional
aplicada diretamente no local de trabalho e a aprendizagem de conhecimentos
aplicados e competências que permitam que os e as aprendizes entendam a lógica
inserida nas tarefas exigidas, enfrentem situações não previstas e adquiram
habilidades socioemocionais importantes para a conquista de sua autonomia.
Nesse contexto, a Aprendizagem
Profissional Inclusiva (API) surge como uma vertente da aprendizagem
profissional, que reconhece a necessidade de desenvolver competências de
natureza emocional e mitigar as desigualdades de natureza socioeducacional de
jovens em situação de maior vulnerabilidade, estabelecendo como principal
estratégia a busca de aperfeiçoamento e adequação da matriz curricular da
formação básica. Para tal, um módulo inclusivo é adicionado à parte básica com
um conteúdo para o desenvolvimento de habilidades socioeducacionais e reforço
de conteúdos básicos orientados para o mundo do trabalho.
Serviço: Lançamento do Programa de Aprendizagem Profissional
Inclusiva
Dia: 04 de dezembro de 2019
Local: Auditório da Câmara Municipal de Cristalina - Rua Aymorés – Oeste
Horário: 13h às 16h