04/12/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: Educação

Senac Goiás participa de projeto da OIT, MPT e Ministério da Economia

Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva visa promover oportunidades para jovens do município de Cristalina (GO)

Senac Goiás

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério da Economia lançam, nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2019, às 13h30, o Projeto de Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), no Auditório da Câmara Municipal de Cristalina (GO). O Senac Goiás é parceiro do programa.

O Programa visa promover oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo para jovens em situação de vulnerabilidade socioeducacional. A primeira turma de aprendizes contará com 18 jovens de 15 a 21 anos matriculados na Rede Municipal de Educação, que terão acesso a vagas de trabalho ofertadas pelas empresas que aderirem ao Projeto Piloto API. Com isso, o projeto busca ajudar na transição dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho formal por meio da Aprendizagem Profissional

O lançamento contará com a presença de autoridades e representantes da Prefeitura de Cristalina, da Associação Comercial Agroindustrial de Cristalina (ACAIC), da AlfaSol, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), da Associação Comercial Agro Industrial de Cristalina e suas empresas parceiras, entidades formadoras e alunos e alunas da rede pública.

Em todo o mundo, países de distintos níveis de desenvolvimento têm colocado a aprendizagem profissional como uma das prioridades de suas agendas políticas e sociais, por reconhecer seu potencial para suavizar a transição de jovens da escola para o mercado de trabalho formal. A aprendizagem profissional é considerada pela OIT como uma política fundamental na erradicação do trabalho infantil e na promoção do emprego juvenil. 

Para o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o acesso à educação de qualidade é um dever da instituição com a sociedade goiana. “É somente com o ensino e a qualificação profissional que iremos mudar o rumo do nosso país. Os nossos jovens não são apenas o futuro, eles são também o nosso presente. Eles têm sede de mudança, mas para isso precisamos capacita-los”, destacou.

Uma aprendizagem profissional de qualidade caracteriza-se por combinar a aquisição de experiência profissional aplicada diretamente no local de trabalho e a aprendizagem de conhecimentos aplicados e competências que permitam que os e as aprendizes entendam a lógica inserida nas tarefas exigidas, enfrentem situações não previstas e adquiram habilidades socioemocionais importantes para a conquista de sua autonomia.

Nesse contexto, a Aprendizagem Profissional Inclusiva (API) surge como uma vertente da aprendizagem profissional, que reconhece a necessidade de desenvolver competências de natureza emocional e mitigar as desigualdades de natureza socioeducacional de jovens em situação de maior vulnerabilidade, estabelecendo como principal estratégia a busca de aperfeiçoamento e adequação da matriz curricular da formação básica. Para tal, um módulo inclusivo é adicionado à parte básica com um conteúdo para o desenvolvimento de habilidades socioeducacionais e reforço de conteúdos básicos orientados para o mundo do trabalho. 

 

Serviço: Lançamento do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva
Dia: 04 de dezembro de 2019
Local: Auditório da Câmara Municipal de Cristalina - Rua Aymorés – Oeste
Horário: 13h às 16h

 

 


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