21/11/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: História de sucesso

Programa de Aprendizagem; mais de 70 anos auxiliando jovens no mercado

Ex-aprendiz do Senac Goiás conta como a experiência auxiliou seu crescimento profissional e pessoal

Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismo

Ter acesso a uma boa oportunidade de emprego no início da vida profissional ajuda e muito o jovem no mercado de trabalho. É pensando em ofertar essa chance que o Senac executa em todo o país o Programa de Aprendizagem. Além da inserção profissional, a iniciativa visa estimular o aprendizado, a responsabilidade de trabalho em grupo, bem como a cidadania dos envolvidos.

O goiano, Emmanuel Alves Ribeiro, de 19 anos, foi um dos que contou com essa forcinha. Na época em que ingressou no programa, cursava o último ano do ensino médio. Hoje, prestes a finalizar a graduação, ele relembra com orgulho os obstáculos que enfrentou enquanto atuava como aprendiz. "Nesta fase da minha vida a rotina era bastante corrida, com poucos prazos para tudo. Dependia de transporte coletivo e tudo tinha que ser perfeitamente encaixado. Acordava às 05h e às 05h30, eu já embarcava no primeiro ônibus com destino ao Terminal Padre Pelágio. De lá, tinha de embarcar em outro ônibus da linha Eixo Anhanguera. Depois eram mais 30 a 40 minutos de viagem até conseguir chegar no trabalho", conta. 

Ao fim da tarde, Emmanuel refazia o trajeto de volta para casa, onde passava rapidamente apenas para tomar banho antes de seguir para o colégio, seu último compromisso do dia. Mesmo com as dificuldades de deslocamento e com poucas horas destinadas para seu descanso, o jovem se manteve firme durante os quase dois anos da aprendizagem profissional. Por sua competência e responsabilidade, conquistou seu espaço na empresa onde atuava. 

Nesta altura, Emmanuel já estava cursando a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  Como não conseguirá bolsa integral de estudos, usava parte do seu salário para pagar a mensalidade. Prestes a finalizar o contrato, os resultados de seu empenho começaram a vir à tona. "Um mês antes de completar meus 18 anos, idade com que seria desligado do programa, realizei por meio do incentivo da minha gestora, Érika Verri, um processo seletivo para estagiário de suporte já na minha área. Fiz o processo e fui selecionado. Fui desligado do programa Senac Aprendizagem em um dia e no outro, dei iniciei no estágio", explicou. 

Agora já no último período do curso, Emmanuel não atua mais como estagiário. Realizou um novo processo seletivo em outra empresa, onde passou a ocupar o no cargo de Analista de Suporte. Recentemente, foi promovido ao cargo de Analista de Requisitos, também conhecido como Arquiteto de Software. 

Ao falar sobre o início de sua trajetória, ele reconhece que a experiência de aprendiz lhe abriu portas. "Com certeza o Programa de Jovem Aprendiz foi um incentivo a mais na minha vida. Foi por meio dele que eu aprendi a base de praticamente tudo que eu tenho hoje. Tanto no aspecto profissional quanto moralmente, foi um degrau fundamental. Hoje com 19 anos, quase dois de experiência em TI e prestes a me formar, digo que o Senac por meio do Programa de Aprendizagem, foi um degrau importantíssimo na minha vida", afirmou o rapaz, que está com as próximas etapas de sua carreira planejadas. 


Três perguntas para um ex aprendiz Senac Goiás 


  • Qual foi a importância do Senac na sua jornada profissional?

O Senac Goiás teve uma importância muito grande minha carreira, foi o meu propulsor onde consegui me alavancar. Tanto como pessoa quanto profissional. Aprendi muita coisa, fiz na prática muita coisa que conhecia somente na teoria. Lá, também conheci muitas pessoas que levo e levarei para a vida. 


  • Você sentia que seu trabalho era valorizado?

Eu tinha o maior prazer em realizar o meu trabalho, me sentia peça fundamental na organização da estrutura da seção, sentia que meu trabalho era bastante importante e consequentemente valorizado, pois refletia diretamente nos nossos resultados. Minha querida ex gestora e amiga para a vida, Erika Verri, sempre me acompanhava para me instruir caso houvesse dificuldade. Estava sempre mostrando nossos resultados e o valor de cada um de nós para a equipe.


  • Você incentivaria outros jovens a adentrarem no programa menor aprendiz?

Eu incentivo e incentivaria a todo momento que jovens tenham a curiosidade e o interesse de participarem do programa Jovem Aprendiz. Agregará imensamente a vida do jovem, profissional e moralmente falando. É onde ele terá contato com rotinas administrativas e com praticamente todas as outras seções da empresa, podendo até mapear seus interesses na organização dentro das áreas que se deseja seguir. Uma oportunidade de ir criando contatos, fazendo carreira e deixando sua marca profissional. 


Agora é a sua vez! 

Faça como o Emmanuel e abrace essa oportunidade. Procure uma empresa que esteja contratando aprendizes e participe do processo seletivo. A empresa cuidará da sua inscrição junto à unidade do Senac de sua preferência. Lembre-se: para candidatar-se a uma vaga, você deve estar cursando a escola regular e ter entre 14 e 24 anos. No caso de jovens com deficiência, os pré-requisitos, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados. Após a contratação, o jovem irá desenvolver as competências profissionais e aprender, na teoria e na prática, com os cursos do Senac em conjunto com a empresa contratante.

Se você é empresário e deseja participar do Programa, bastar entrar em contato com a unidade do Senac na qual deseja matricular o jovem com quem firmou contrato de aprendizagem. Você será informado sobre as turmas em oferta, o calendário do curso e os documentos necessários para sua matrícula. O curso será integralmente gratuito para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

Mais do que oferecer uma formação profissional aos jovens, beneficia também as empresas participantes com a oferta de mão de obra qualificada, formando cidadãos responsáveis e conscientes. Além de adquirir o conhecimento, os jovens aprendizes Senac são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.



Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h