21/11/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: Administração

Administrador com Soft Skills é novo perfil demandado pelo mercado

Conhecimento técnico vira pano de fundo e habilidades comportamentais são diferencial para quem almeja uma vaga de trabalho formal ou uma trajetória empreendedora de sucesso

Senac Goiás

O mundo está cada vez mais globalizado. Todas as mudanças refletem diretamente no mercado de trabalho e no perfil do profissional de Administração buscado por ele. Há muito tempo, o conhecimento técnico deixou de ser o fator principal para uma contratação e algo primordial para a ascensão profissional. Neste cenário, as Soft Skills, ou habilidades comportamentais, passaram a ser importantes aliadas dos administradores que almejam um bom emprego no mercado de trabalho formal ou uma trajetória empreendedora de sucesso. 

Uma pesquisa da famosa empresa de consultoria americana Gartner, realizada com 3.500 pessoas, mapeou as 5 principais competências que chamam a atenção dos recrutadores nesta era cada vez mais digital: adaptabilidade, jogo de cintura nos relacionamentos, gosto pelo trabalho colaborativo, perspicácia nos negócios e pensamento sistêmico. A pesquisa conclui ainda que quem possui tais habilidades é até 3,3 vezes mais eficiente que outros colegas quando trabalha em ambientes que sofrem mudanças com frequência. 

“As demandas técnicas vêm sendo automatizadas e as empresas precisam de pessoas com competências comportamentais para dar tom ao processo. Pessoas que tenham senso de dono, com espírito colaborativo, senso de urgência, indignação de uma forma construtiva, que consigam transitar em diferentes níveis, frentes e áreas. Hoje, a competência técnica é uma obrigação”, explica o coordenador de RH Ely Carvalho, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com atuação na área de Talent Acquisition.


Adaptabilidade

A Facudade Senac viu neste cenário a necessidade de formar um novo perfil de administrador. Por isso, está lançando a primeira turma do curso de graduação em Administração com foco em preparar este profissional para que ele saia da faculdade com Soft Skills que permitam sua manutenção competitiva, seja como empregado formal, seja como empreendedor. 

A graduação oferta as disciplinas tradicionais exigidas pelo MEC, mas com um grande diferencial: priorizando a prática da Administração com atividades diárias na sala de aula e com projetos integradores, que contemplam atividades extracurriculares e valorizam as características interpessoais de cada futuro profissional.

Ely Carvalho avalia a proposta do curso como positiva, uma vez que, segundo ele, as Soft Skills que mantêm o profissional em alta no mundo corporativo. “As faculdades não têm se atualizado no ritmo que o mundo corporativo precisa. Focam muito no saber, mas esquecem da parte do ‘como fazer’, nas competências. É importante focar nas atitudes e isso é um diferencial enorme para o profissional que acaba de sair da faculdade porque ele vai entender o comportamento que de fato precisa ter e isso vai além de ter um diploma em mãos”, destaca.

A previsão de início do curso de graduação em Administração é fevereiro de 2020. Informações pelo site www.go.senac.br ou pelo telefone (62) 3219-5180.


Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h