Aprenda a elaborar um bom currículo para se destacar nas entrevistas
Separamos uma lista com os principais erros apontados por recrutadores para que você não os repita
Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismoO currículo é o documento responsável pela sua apresentação profissional no mercado de trabalho. É por meio dele que o recrutador forma uma primeira impressão a respeito do candidato, podendo ser positiva ou negativa a depender da estruturação e informações nele contidas.
Mas afinal, qual seria o modelo ideal? Diversas pessoas ficam em dúvida nesta etapa de formulação, não sabendo o que devem incluir ou até mesmo confundindo o conceito dos tópicos básicos. Para dar um empurrãozinho na sua busca por emprego, o Senac Goiás separou uma lista com os principais erros presentes nos currículos para que você não os repita e não seja prejudicado nas entrevistas. Confira;
1- Intitular o arquivo como “Curriculum Vitae”
A estruturação do documento deixa claro o que ele é, não é preciso dar o título. Inicie o currículo com seu nome.
2- Uso de foto
Além de ser desnecessário adicioná-la no documento, a ausência da foto permite que as experiências profissionais dos candidatos sejam priorizadas.
3- Erros gramaticais
Um levantamento realizado pela Catho com diversos recrutadores, apontou que 34% deles afirmam que erros de gramática são o principal fator para eliminação de candidatos. Antes de enviar o arquivo, faça uma revisão do texto para não entrar nesta estatística.
4- Mentiras
Adicionar experiências, cursos e conhecimentos falsos no currículo é uma péssima ideia. Não tente se destacar mentindo. Além de estar apto a sofrer consequências por passar informações mentirosas, isso demonstra que o candidato não possui princípio ético.
5- Currículo extenso
Seja claro e objetivo nos tópicos do currículo. O que o candidato deve ter em mente é que o intuito do documento é leva-lo para a próxima fase, onde poderá abordar mais sobre suas experiências e conhecimentos.
6- Dados desnecessários
CPF, RG, número de CNH, nenhuma destas informações deve estar descrita no currículo. Os dados pessoais servem apenas para os recrutadores entrarem em contato com os candidatos, portanto o compartilhamento desse tipo de informação é totalmente desnecessário.
7- Objetivo genérico
Um vilão que está presente em boa parte dos currículos é o objetivo genérico. O seu objetivo profissional deve informar ao recrutador em qual área da empresa o candidato deseja atuar e nada mais. Sendo assim, este tópico é específico para cada vaga que o candidato queira buscar, não há como manter um mesmo objetivo para concorrer a diferentes oportunidades. Jamais insira coisas do tipo “Desejo crescer profissionalmente” ou “Realizar as funções de forma produtiva”.
Quer testar o alcance do seu novo currículo reformulado? O Senac Aparecida te convida a participar do 1° Feirão de Empregos em Aparecida de Goiânia, que será realizado na próxima terça-feira (15), das 8h às 17h. Além de ofertar vagas de trabalho para diversas áreas, o evento contará com diversas oficinas e palestras gratuitas para a comunidade. A unidade está localizada na Avenida Maria Cardoso, Qd.29, Lts. 6/9 e 19/22, setor Jardim Luz – Aparecida de Goiânia. Para mais informações, ligue: (62) 3524- 4500