Aprenda a oferecer mais do que o cliente espera
Senac Goiás lança Programa Senac Comércio dia 05 de setembro em Goiânia
Maria Augusta do Planalto - Estagiária de JornalismoNa volta ainda acanhada do
crescimento, é decisório para o empresário brasileiro quebrar paradigmas e
mudar atitudes para estar junto aos melhores.
Entre os desafios distingue a transformação provocada pelos costumes
vindos online, referenciada na última postagem (leia aqui). O mundo digital
exige novas competências dos colaboradores e gestores, a parte vibrante de
qualquer negócio. E é por tudo isso que o conhecimento se torna estratégico, um
diferencial competitivo e inadiável.
Primeiro reconheça o problema
Tem aquele cliente que nem queria
nada, mas decide comprar simplesmente porque o vendedor o fez se sentir
especial. Agora faça uma avaliação: o seu vendedor é atento aos detalhes? Causa
boa impressão? Sustenta uma imagem pessoal que o faz vender mais? Ou o seu
funcionário não tem habilidade para lidar com as próprias emoções, quanto mais com
a do cliente? Para os dois problemas, duas soluções do programa Senac do
Comércio: “Marketing pessoal para vendedores: você é o seu melhor produto” e “Inteligência
emocional em vendas”.
Pode ser que o vendedor não consiga
entender o desejo do cliente e porquê ele toma determinadas decisões como abandonar
o produto ou a loja. Daí o que esse funcionário precisa é conhecer quais são os
efeitos da abordagem e apresentação de um produto sobre o que anseia esse
consumidor. E o Senac também tem um treinamento para que essa dificuldade seja
superada.
Já a solução Senac intitulada
“Aspectos legais do atendimento ao cliente” leva seu colaborador a conhecer
sobre o direito do consumidor para agir corretamente em momentos de dificuldade,
aquele quando o cliente entra na loja bastante nervoso e eventualmente coberto
de razão.
Para os gestores é preciso planejamento,
pesquisa de mercado, saber sobre os fatores da venda que impactam nos
resultados financeiros, enfim, atitudes vitais para a manutenção do negócio.
Acredite, o Senac tem a solução e esses conhecimentos essenciais podem ser oferecidos
em forma de uma trilha de desenvolvimento para atender as necessidades específicas
da sua empresa.
Outro possível contratempo pode
estar no preço do seu produto ou serviço. Uma pesquisa realizada pela Federação
do Comércio mostra que os preços influenciam a decisão de compra de 82,2% dos
brasileiros. Diante de tamanho quantitativo, se torna criterioso eleger
funcionários para participar do curso que também compõem o programa “Controle
de custos fixos e variáveis”.
Até se a loja não está bem organizada, ou se a marca não tem identidade, as rotinas financeiras precisam de melhor acompanhamento, a empresa está perdendo prazos, apresenta problemas de estoque e de logística, o líder não consegue manter os colaboradores motivados, estão sendo comprados produtos ou matérias-primas de qualidade só que a preços altos, enfim, o programa Senac do Comércio tem uma saída em educação porque estudou cada um dos problemas vividos pelos empresários do País.
Soluções Senac
O Programa Senac Comércio foi
criado principalmente para que você possa impactar o cliente exigente de hoje
com uma experiência de compra surpreendente. Pelo programa serão oferecidos cursos
com carga horária curta, mas que garantem uma formação consistente. Os pilares
de qualificação serão: Marketing e Vendas, Logística e Finanças.
O Senac Goiás lançará o programa no
dia 05 de setembro, às 8h30, no auditório do Sesc Cidadania, em Goiânia. A
solenidade contará com a palestra “Ética nas Relações”, do professor Clóvis de
Barros Filho. Ele é jornalista, doutor e livre-docente pela Escola de
Comunicações e Artes da USP, e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior
de Propaganda e Marketing (ESPM). Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005.