28/08/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: Inovação em cursos

O Senac Goiás é do comércio!

Instituição lança programa com cursos de curta duração na área de Marketing e Vendas, Logística e Finanças

Maria Augusta do Planalto - Estagiária de Jornalismo

É só os pombinhos decidirem se casar e pronto! A noiva passa a ser o centro das atenções. Mas tempos antes de um certo enlace, o noivo foi escolher o terno para não fazer feio na cerimônia e passou por uma experiência marcante. Tudo porque ele foi atendido por um vendedor fora do comum. 

Sabendo do horário e estilo da festa, o vendedor analisou junto com o cliente o padrão do tecido, a cor e textura e ainda apresentou três opções para que o noivo pudesse escolher se usaria na lapela flores naturais ou lenço. Para completar a produção, foi lançada afortunadamente uma sugestão: barba, cabelo e bigode deveriam ser testados um mês antes do casamento e aparados com uma semana de antecedência. 

O noivo foi cumprir o protocolo de estar vestido adequadamente e saiu da loja tão estrela da festa quanto a noiva. Quando você lê esse episódio verídico de dedicação ao cliente, parece que não é tão complicado assim, mas a realidade é que, no Brasil, o bom atendimento não está sendo praticado como deveria. 


É preciso conhecer quem dá as cartas 

O consumidor está cada vez mais conectado e informado para resolver seus problemas sem precisar sair de casa. O ambiente da internet é, cada vez mais, a escolha desse consumidor moderno, por meio do qual ele compra, durante 24 horas, nos sete dias da semana. Além disso, esse tem sido o principal caminho para pesquisar antes de decidir entre comprar numa loja virtual ou física. Praticidade, agilidade e facilidade são extremamente valorizadas pelo cliente antenado. 

Agora, cabe ao vendedor conhecer bem esse perfil e entender como o novo consumidor decide a compra. Nesse cenário, é fundamental oferecer os produtos de maneira assertiva, além de estabelecer um bom relacionamento para fidelizar esse comprador e, assim, vender cada vez mais. É preciso, então, que o vendedor esteja tão qualificado quanto o cliente da atualidade.


Cenário clama por inovação

Com foco nessa demanda pulsante, em 2017, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial realizou um Fórum Técnico com empresas do varejo para mapear as dificuldades e os anseios desse mercado, que amargava dois anos de queda devido à crise que se manifestava no País. Como resultado, o Senac reposicionou sua oferta de treinamentos para os profissionais do comércio.

No dia 05 de setembro, às 8h30, no auditório do Sesc Cidadania, em Goiânia, o Senac Goiás lança o Programa Senac Comércio – “A experiência vende”. Uma ação, em nível nacional, que tem o objetivo de fortalecer as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, por meio de cursos de capacitações de curta duração.

Os cursos possuem carga horária de 15 a 60 horas, garantindo uma formação consistente dos gestores e colaboradores. Em Goiás, as qualificações terão três temas como pilares: Marketing e Vendas, Logística e Finanças.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, os cursos de curta duração ofertados pelo programa vão ao encontro da agilidade que o mercado tem exigido dos profissionais que atuam no comércio. “Para manter sua competitividade no mercado, o empresário precisa sempre estar capacitando a mão de obra das empresas, por causa da velocidade das transformações nas expectativas dos consumidores nessa era digital”, pontua.    

Já o diretor regional do Sesc e do Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta a importância do programa, observando que ele pretende difundir o conhecimento com cursos acessíveis e que atendam às necessidades do empresário. “Os cursos foram desenvolvidos visando a entrega de um produto, contextualizado e aplicável na realidade do mercado local, atingindo o objetivo do Senac de capacitar os empresários em Goiás”, diz. 

O lançamento do Programa Senac Comércio contará com a palestra “Ética nas Relações”, do professor Clóvis de Barros Filho. Ele é jornalista, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Clóvis atua no mundo corporativo desde 2005.


Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h