16/07/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: PSG: transformando vidas

Um novo caminho para trilhar

Morando em Goiás há quase 4 anos, haitiana que concluiu curso de qualificação profissional pelo PSG, inicia os primeiros passos em nova carreira.

Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismo

Infelizmente, todos nós conhecemos uma ou várias pessoas de nosso convívio que perderam seus empregos devido a recessão econômica que vem assolando o Brasil já há algum tempo. Para sobreviverem em meio à crise as empresas têm reduzido seu quadro de funcionários, contribuindo para o aumento na taxa de desemprego nacional. 

Foi o que aconteceu com Elvire Saturne Lucces, de 36 anos. No início deste ano, a indústria de camisetas onde a haitiana prestava serviços demitiu boa parte dos colaboradores para reduzir os custos, incluindo ela. Na saga em busca de um novo emprego, a mulher que veio para Goiás com a família há quase quatro anos, soube que o Senac Goiás estava oferecendo cursos gratuitos e resolveu saber mais sobre a oportunidade. 

A moça conta que foi até a Faculdade Senac para buscar mais informações e lá foi apresentada ao curso de camareira, que concluiu recentemente na unidade Cora Coralina. "Eu não sabia o que era uma camareira, mas a moça da recepção me explicou a profissão e eu quis investir nisso. Achei interessante", afirma. 

Ela se formou pelo Programa Senac Gratuidade (PSG), que é ofertado pela instituição desde 2008 e tem como objetivo promover o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas de baixa renda. A iniciativa reafirma o compromisso com a formação integral do indivíduo, ao reforçar o papel da educação para o trabalho como instrumento de cidadania e justiça social. 

Elvire comentou sobre o interesse e empenho que o instrutor teve para lhe repassar todas os ensinamentos sem deixá-la ir embora com dúvidas. "O professor foi ótimo. Como eu sou estrangeira, eu não conseguia entender tudo, tudo que ele falava por conta do idioma. Mas ele sempre dava um jeito de explicar de forma que eu entendesse. Se eu fizer outro curso quero que ele me dê aula", brincou a moça. Acrescentando ainda que as lições que foram ensinadas também estão sendo incorporadas em sua vida pessoal, como por exemplo na maneira de lidar com as pessoas em seu dia a dia. 

Já formada a sorridente haitiana comemora sua nova ocupação, na qual está totalmente apaixonada. "Eu fiquei muito feliz em ter feito o curso aqui, gostei muito. A função de camareira tem que ser feita com amor, é um ritual diário como na casa da gente", declarou. No momento, Elvire está atuando na área de maneira autônoma prestando serviços à um hotel da capital nos finais de semana. Contente no exercício da profissão, ela está ansiosa para conseguir trabalho fixo e assim dar prosseguimento neste novo caminho que o Senac lhe forneceu para trilhar.



Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h