Feirão de emprego leva multidão à Faculdade Senac Goiás
7 mil pessoas foram em busca de uma oferta de emprego.
Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismoTeve início na manhã desta sexta-feira (31), o Feirão do Emprego promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc/Senac, juntamente com o Sine e a Prefeitura de Goiânia. O evento é realizado na Faculdade Senac Goiás e oferece mais de 3 mil vagas de empregos, para jovens e adultos. Além disso, a instituição oferta por meio de seu Programa de Gratuidade, 2 mil vagas para cursos profissionalizantes em diferentes áreas de atuação.
Durante o discurso de abertura, o Presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, lamentou a fila quilométrica de pessoas que se formou do lado de fora. “Ver essa fila me deixa emocionado por pensar em quantos pais de família estão precisando de trabalho. Mas garanto que a nossa parte nós vamos fazer. A Federação do Comércio Sesc/Senac, quer proporcionar a todos vocês essa oportunidade”. Marcelo afirmou ainda que um segundo Feirão está sendo planejado para o segundo semestre deste ano e que muitas empresas já estão interessadas em oferecer vagas nesta próxima edição.
O Diretor Regional do Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, falou sobre o cenário de crise que assola o Brasil e destacou a importância desta ação no momento atual. “Hoje nós temos mais de 14 milhões de desempregados no país e nós viemos cumprir nosso papel social nesse contexto. Oferecendo as vagas de emprego e trazendo a oportunidade para mais 2 mil pessoas se qualificarem pelo PSG. Este evento é muito importante pois tem uma transformação social enorme. A gente pode transformar a vida de muitas pessoas a partir de um evento desses” completou.
A cerimônia contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Celso Camilo. Representando o prefeito Iris Rezende, ele chamou atenção do público para o aproveitamento das vagas de profissionalização que estão sendo ofertadas. Segundo Celso, “Mais vale a qualificação do que o próprio emprego. O emprego é passageiro, a qualificação é perpetua”.
As vagas de emprego são destinadas para as cidades de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Incluindo estágios e oportunidades para menores aprendizes. Os cargos e salários variam de R$ 1.500,00 a R$ 8.000,000 reais. Oficinas de orientação profissional, dicas de como se portar numa entrevista de emprego, atualização e impressão de currículos também fazem parte do evento.
A primeira da fila
Maria Inês dos Santos, de 28 anos foi quem deu início a fila quilométrica que contornou o quarteirão da Faculdade. Ela chegou por volta das 15h da quinta-feira e passou a noite no local na companhia de mais três amigos que moram no seu setor. Desempregada há mais de 6 meses, resolveu deixar os filhos na casa do avô para vir procurar uma oportunidade no Feirão.
Mesmo com experiências nas áreas de venda, telemarketing e secretaria, Maria afirma que está aberta a qualquer vaga, “Na crise atual não dá para escolher”. Se mantendo firme mesmo após uma madrugada sem dormir, a moça que é mãe de dois filhos e única provedora da família, seguiu sorridente pelos corredores, deixando currículos e preenchendo fichas de diversas empresas ofertantes.
Para ela, a unificação entre oferta de trabalho e profissionalização gratuita realizada no evento é “Perfeita. Muita gente não tem condições de pagar. O Senac está ajudando muito. E eu tenho muita esperança de sair daqui empregada”. Animada, disse ainda que iria se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo Programa Senac Gratuidade (PSG).