10/04/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: Parceria

2ª Semana “A” Falando sobre o Autismo

Núcleo Inclusivo em parceria com Senac Mineiros leva informação sobre Autismo às famílias, escolas e sociedade

Joyce Marques - Estagiária de Relações Públicas
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma doença identificada desde o nascimento ou nos primeiros anos da infância. Os sintomas podem variar de moderados a graves, e entre os principais está a dificuldade em se comunicar verbalmente e não verbalmente, interagir socialmente e até mesmo brincar. É importante ressaltar que não há cura para o autismo, e sim uma série de métodos de aprendizagem, habilitação e desenvolvimento para garantir que essas pessoas sejam integradas a sociedade e tenham uma boa qualidade de vida. 

Uma dificuldade encontrada nesse processo é a aceitação dos pais. Muitos se negam a aceitar a condição de um filho autista, rejeitando assim o tratamento, e ignorando a necessidade de iniciá-lo assim que identificado o transtorno. Diante dessa realidade, entre os dias 01 e 06 de abril, o Centro de Atendimento Profª. Sebastiana Lemes da Rocha – Núcleo Inclusivo Mineiros (GO), juntamente com o Projeto Autismo na Escola e em parceria com o Senac Mineiros, promoveu a 2ª Semana “A” Falando sobre o Autismo: Família, Escola e Sociedade.

A programação contou com palestras, oficinas, café filosófico e rodas de conversa. Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac marcaram presença no evento e acompanharam de perto a palestra ministrada pela psicóloga Mariana Rocha Lima, especialista em Transtorno de aprendizagem e Neurodesenvolvimento Infantil, com o tema “Quando as comorbidades passam a ser mais problemáticas que o próprio transtorno? ”. O auto índice de crianças autistas desperta a necessidade de informar os pais e a sociedade, para que todos saibam como agir diante da situação, e principalmente os profissionais na área da saúde que devem estar sempre preparados para atendê-los.

Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h