O retrato de uma nova etapa
Alunos do Programa Senac Gratuidade, concluem formação. Inscrições foram realizadas no feirão de empregos da ABRH, no ano passado
Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismoNa última sexta-feira (15), a turma do curso de Assistente Administrativo, da unidade Setor Aeroporto, se reuniu para comemorar fim de seu ciclo de capacitação. Com 160 horas de treinamento cumpridas, as aulas trabalharam o desenvolvimento das competências profissionais de cada estudante. Possibilitando-os atuarem nas atividades administrativas de uma organização empresarial de qualquer porte e em todos os setores econômicos.
Uma das concluintes é Eliete Mendes, de 49 anos. Desempregada há 4 anos, a ex servidora pública, foi uma das pessoas atendidas no feirão de empregos realizado em 2018, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Goiás (ABRH-GO) em parceria com o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac). Em dois dias de evento, foram mais de 30 mil atendimentos prestados.
Eliete comentou que foi a procura de uma vaga de emprego, mas que por fim obteve uma oportunidade ainda melhor. "Eu fui até o local em busca de um emprego. Chegando lá, eu não consegui uma vaga. Mas consegui algo melhor e maior, que foi o curso gratuito", explica. Ela afirmou ainda que os ensinamentos abriram sua visão para enxergar o mercado de trabalho como ele realmente é.
Outra aluna que também aproveitou a chance do evento para se inscrever no Programa Senac Gratuidade (PSG), foi Sara Braga, de 27 anos. Hoje, com o diploma em mãos, a jovem que atua como recepcionista, se vê mais preparada para atender o público e inteirada dos procedimentos.
Contente com os resultados, ela agradece a instituição "Para mim foi um sucesso, eu estou muito feliz de ter concluído. Agregou conhecimento e desenvolveu aquilo que eu já sabia. Eu só tenho a agradecer essa oportunidade que o Senac me deu, de estar fazendo um curso totalmente gratuito, sem pagar nem um real. Que continue oferecendo para pessoas que não tem condição", solicitou.
Mudando vidas por todo Brasil há mais de 10 anos, o programa é hoje, um dos maiores orgulhos da trajetória institucional do Senac. O objetivo é garantir o acesso à educação profissional de qualidade, para pessoas cuja renda familiar mensal seja baixa.
Com a iniciativa do PSG, o Senac reforça seu compromisso com a formação integral do indivíduo, ao reforçar o papel da educação para o trabalho como instrumento de cidadania e justiça social. Mais do que técnicas profissionais, os participantes aprendem a força de uma cidadania plena, expressas em uma postura mais crítica, consciente e autônoma.