Programa Senac de Gratuidade finaliza turmas de camareiras e garçons
Em parceria com o Castro’s e Quality Hotel, foram ofertadas oportunidades de aprimoramento a colaboradores internos e demais interessados em atuar no ramo
Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismoNesta semana, o Senac Goiás, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG), realizou a entrega dos diplomas para duas turmas de garçons e duas de camareiras, em Goiânia. Com carga horária de 40 horas, os cursos são ofertados com o intuito de melhorar o processo de recepção e atendimento dos clientes. Os aprendizados vão desde a postura adequada, a inteligência emocional.
As oportunidades foram fruto de uma parceria firmada com o Castros e Quality Hotel, que buscaram o Senac para aprimorar a qualificação dos colaboradores internos. Para integrar a comunidade, foram abertas vagas para demais pessoas interessadas em atuar no ramo hoteleiro. Mais de 30 alunos concluíram os cursos com excelente aproveitamento.
A instrutora Flavia Alaídes, uma das responsáveis pelo treinamento de ambas as turmas, comentou que os ensinamentos ministrados, servem também para evolução pessoal, principalmente no que diz respeito ao controle das emoções durante situações conflitantes. Ela comentou ainda, que a tendência do mercado hoje, é o respeito e a boa recepção “O bem receber tem se tornado algo crucial, as empresas estão incorporando isso cada dia mais, estão percebendo que isso gera fidelização com o cliente”, afirmou.
Já de acordo com a instrutora Marta Bertoly’s, o processo foi uma “Troca de saberes e experiência. Eu ensinei as técnicas e recebi de volta muitos ensinamentos dos alunos. Todos eles muito interessados no aprimoramento” conclui.
O Gerente do Senac Aparecida, Hádamo Ferreira, esteve prestigiando as cerimônias de entrega dos diplomas e explicou como se dá o PSG “O programa foi lançado em 2008. Nós já estamos há mais de dez anos cumprindo com nossa missão, que é dar o retorno a sociedade investindo o recurso compulsório em qualificação e mão de obra de diversos segmentos”, informou.
Depois do PSG
Denilson Alves Silva, tem 42 anos e atua como garçom há 20. Ele relata que mesmo tendo duas décadas de experiência na área, percebeu durante ás aula que ainda tinha muito o que aprender, “Eu abri minha mente, a formação foi de grande valor tanto para a vida pessoal quanto profissional. Aprendi muitas técnicas de abordagem que por anos me fizeram falta. Hoje após o curso, eu me sinto mais confiante”, revela.
Outro aluno que se apaixonou ainda mais pela hotelaria, foi o hatiano Geto Simon, de 37 anos. Morando no Brasil há dois anos, o refugiado que concluiu os cursos de camareira e garçom, confessou a sua preferência “ Eu prefiro mesmo é de ser garçom. Já trabalhava com isso, mas para atuar aqui eu precisava estudar mais, porque são duas culturas diferentes. Agora eu posso fazer um atendimento melhor, cem por cento agora”, declarou.
Parceiros
Gerente Geral do Quality Hotel, Amauri Morais, mencionou que a parceria é de extrema importância, pois “Capacita efetivamente o colaborador e melhora ainda mais o ambiente de trabalho. Ele recebe o conhecimento técnico e já em seguida coloca em prática o que está aprendendo. Isso reforça o nosso compromisso que é a satisfação dos nossos clientes. É oferecer sempre o melhor”, encerra.
De acordo com a Gerente de RH do Castros, Juliana Rosa, a empresa procurou o Senac pois preza pelo desenvolvimento humano. Ela informou ainda que o hotel priorizará os formados pelo PSG, caso haja interesse em integrar o quadro de funcionários.