31/01/2019

Postado por Senac Goiás

crédito: Curso Livre

Cuidador de idoso é a profissão que mais avançou no Brasil

Com o aumento da expectativa de vida, profissões ligadas ao cuidado de idosos obtiveram crescimento significativo, tendo em vista as novas demandas sociais

Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismo

Na última década, o Brasil tem presenciado um aumento significativo no percentual de idosos. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em 2016 o país tinha a quinta maior população idosa do mundo. Com a crescente mudança do cenário, novas necessidades foram surgindo e com elas, novas oportunidades de trabalho. 


Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho (MT), a ocupação que mais cresceu no período analisado está diretamente relacionada ao envelhecimento da população. Os cuidadores de idosos tiveram um aumento de 547%, passando de 5.263 profissionais em 2007 para 34.051 em 2017, dos quais 85% são mulheres com o ensino médio completo. Os estados onde a atividade mais expandiu foram São Paulo, com 11.397 postos de trabalho criados no período; Minas Gerais, com 4.475 postos, e Rio Grande do Sul, com 2.288.


Segundo o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, o mercado de trabalho é muito dinâmico e os trabalhadores precisam de qualificação profissional para acompanhar as constantes mudanças provocadas pelas demandas da sociedade. “Focados nas necessidades do mercado, lançamos cursos como o Cuidando de Pessoas Idosas, que está entre os 10 cursos mais procurados na Escola do Trabalhador”, destacou o ministro.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial. Estimasse que em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

No ano de 2018, o Senac Goiás formou mais de 130 cuidadores de idosos. Além do ensinamento de práticas de cuidado, as unidades buscam prezar a formação de um profissional que preste o serviço de forma humanizada, garantindo o respeito à integridade daqueles que hoje, perderam parte de sua autonomia. 


Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h