Quem mais contratou em 2017 mostra solução para a crise
Nesse cenário, se destacam profissionais mais versáteis e mais preparados. Um cabeleireiro que também seja treinado como barbeiro, por exemplo, possui uma clara vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Mesmo com as dificuldades do mercado financeiro, alguns segmentos expandiram suas receitas em 2017. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), setores como os de hotelaria, comércio, agropecuária e administração de imóveis se destacaram na contratação de novos profissionais. Além disso, de forma geral, as atividades relacionadas à indústria, como trabalhos em linhas de produção, abriram mais vagas em todo o país no primeiro semestre de 2017. E ainda é necessário qualificar cerca de 13 milhões de trabalhadores na indústria até 2020, para suprir as vagas especializadas que irão surgir.
Segundo o IBGE, 9 em cada 10 empresas brasileiras tiveram dificuldade para encontrar profissionais. A segunda edição do estudo “Carência de profissionais no Brasil”, da fundação Dom Cabral, teve uma amostra de 167 empresas de grande porte que, juntas, somam mais de 1 milhão de funcionários. A falta de mão de obra qualificada levou essas empresas à flexibilização da contratação (59,88% das empresas pesquisadas), ao investimento em capacitação profissional (91% das empresas) e à busca por jovens que procuram seu primeiro emprego.
Nesse cenário, se destacam profissionais mais versáteis e mais preparados. Um cabeleireiro que também seja treinado como barbeiro, por exemplo, possui uma clara vantagem competitiva sobre seus concorrentes. A carreira profissional se reinventa e essa atualização se faz necessária.
Cursos técnicos e preparatórios, com soluções rápidas, possibilitam um ingresso quase imediato no mercado de trabalho, enquanto cursos tecnológicos e de graduação aliam a capacitação profissional a uma maior estabilidade no emprego, além de um crescimento mais rápido para quem busca planos de carreira em uma área determinada. Com mais de 300 cursos em diversas áreas, o Senac traz soluções para a maior parte dos desafios de mercado.