Os profissionais da área de turismo vivem um bom momento no Brasil
Gestão de Hotéis e Pousadas
Iure Queiroz, estagiário de JornalismoGestão de Hoteis e Pousadas
Os profissionais da área de Turismo vivem atualmente um bom momento no Brasil. Isto ocorre devido ao aumento do poder de consumo do brasileiro e às expectativas com os grandes eventos internacionais que serão sediados no país nos próximos anos. Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o mercado de turismo no Brasil já começa a experimentar um “boom” de crescimento.
Goiânia, não fica atrás nesse panorama e tem atraído a atenção para outro nicho do mercado turístico: o Turismo de Negócios. Essa área tem como ponto forte a organização de eventos e congressos empresariais de ramos diversos. Seja qual for a ramificação do turismo, ele se baseia na existência de leitos de hospedagem para os visitantes. Hoteis e pousadas passam, então, a serem vistos como peças-chave para o desenvolvimento desse setor econômico.
A instrutora do Senac Cora Coralina, Isabela Fernandes de Oliveira, fala sobre o curso de Gestão de Hoteis e Pousadas, abordando temas interessantes sobre a profissão e as perspectivas do mercado de trabalho nessa área. Isabela é formada em Eventos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e trabalha como cerimonialista. Ela ministra curso no Senac Goiás há quase dois anos.
1- Quais as atribuições de um Gestor de Hoteis e Pousadas?
O Gestor de Hoteis e Pousadas é o responsável por administrar tudo que envolve esses estabelecimentos turísticos, desde a recepção até o que diz respeito à cozinha do restaurante. Ele deve ter noções de finanças, de planejamento e até de quais alimentos e bebidas disponibilizar aos clientes. O gestor é quem faz o hotel ou pousada andar de maneira saudável e sem maiores surpresas. É ele quem lida com os problemas do estabelecimento, mesmo que não seja sua função direta.
2- Quais características é preciso ter para ser um bom Gestor de Hoteis?
A primeira característica que um Gestor de Hotel ou Pousada precisa ter é liderança. Isso porque esse profissional vai tomar decisões importantes a todo momento. Também é necessário que ele consiga estabelecer um bom relacionamento interpessoal no ambiente profissional, além de um certo empreendedorismo, para que consiga observar o que dá certo ou não no estabelecimento em que trabalha. É preciso que o Gestor de Hoteis e Pousadas seja eficiente e tenha responsabilidade, já que trabalha diretamente com o público. Uma característica bastante valorizada nessa profissão é a flexibilidade entre várias funções: a desenvoltura ao circular em diversos ambientes do estabelecimento faz com que o profissional esteja atento a tudo que acontece no hotel ou pousada.
3 - Como você enxerga o futuro dessa profissão?
O futuro do profissional da área do turismo como um todo é muito promissor. Com o aumento do poder de compra do brasileiro, as viagens domésticas aumentaram e, consequentemente, cresceu a demanda por hoteis e pousadas de qualidade, com um bom atendimento e com capacidade de prestar bons serviços. Para que essa padronização hoteleira positiva aconteça, é de suma importância a existência de um gestor nesses estabelecimentos. Além disso, existem grandes eventos a acontecer nos próximos anos que vão movimentar o setor turístico brasileiro. A Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, vão trazer investimentos enormes ao país neste setor. O número de hoteis e pousadas vai crescer descontroladamente. Com isso, há a necessidade de novos profissionais e também de profissionais para gerenciá-los. É um mercado que ainda vai crescer bastante.
4 - Depois dos grandes eventos previstos o setor pode desaquecer?
Acredito que não. O Turismo de Negócios é, por exemplo, um mercado em expansão. A própria cidade de Goiânia já entrou no calendário dos principais eventos médicos e corporativos do país. Isso é sinal de que o setor ainda tem muito o que crescer, para vários lados. Os investimentos que serão feitos no país com os grandes eventos vão deixar o Brasil mais preparado para o próprio turismo interno. Tudo depende de boas atitudes pós-eventos.
Faça o curso de GESTÃO DE HOTEIS E POUSADAS no Senac - clique aqui