Ex-alunas do Senac alcançam sucesso no mercado de trabalho
Apesar dos desafios do cenário atual, profissionais de beleza que apostam na qualificação contínua conseguem se destacar e construir carreiras bem-sucedidas
Victor Freire, estagiário de Relações PúblicasO mercado de estética brasileiro está atualmente entre os três maiores do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), e vem apostando em novidades para enfrentar a crise e retomar o crescimento de anos anteriores. Cabe ao profissional da área oferecer diferenciais para conquistar novos clientes e valorizar a sua mão de obra, por meio de qualificação contínua, divulgação do trabalho nas mídias sociais ou uso de técnicas alternativas.
A ex-aluna do Senac Aparecida de Goiânia Milena Maragno, 30, apostou na micropigmentação como técnica para atrair mais clientes. O procedimento de pigmentação da pele se parece com uma tatuagem, mas desbota ao longo do tempo e requer manutenção de seis meses a um ano. “A micropigmentação permite um efeito bem natural e diferente da maquiagem de antigamente, e pode ser feita em sobrancelhas, olhos, boca, calvície e cicatrizes”, ressalta.
Milena é formada em Estética e fez o curso de Modelagem e Henna para Sobrancelhas no ano de 2012. Desde então, continuou a se especializar na área com mais cursos. Atualmente, a profissional possui duas clínicas de micropigmentação, em Goiânia e Rio Verde.
O ano de 2015 representou o início de uma carreira de sucesso para outra ex-aluna do curso de Maquiagem e Henna para Sobrancelhas. Depois de iniciar os cursos superiores de Educação Física e Administração, a maquiadora Natália Bragança, 25, decidiu investir na área de beleza, onde encontrou sucesso profissional e satisfação pessoal. “Eu me descobri profissionalmente e como mulher. Não tenho finais de semana, chego em casa tarde e cansada, mas realizada, porque sei que as minhas clientes estão lindas. Não há nada melhor do que poder realçar a beleza de uma mulher ou ajudar a levantar aquela que tem a autoestima baixa”, enfatiza.
O início da jornada como profissional, no entanto, não foi fácil para Natália, que fez também o curso Cabeleireiro. “No começo é difícil, pois não temos um capital para investir. Quando terminei o curso, comprei uma maca de estética no pregão e usei o painel da TV como bancada. O valor que eu cobrava em uma maquiagem não pagava nem os produtos que eu usava, mas o que eu queria mesmo era treinar. Assim, aos poucos, fui melhorando, fazendo minha clientela até ter a oportunidade de trabalhar em um estúdio de beleza, que me ajudou muito a perder o medo e crescer profissionalmente. Hoje, utilizo produtos muito melhores do que os de quando comecei. Ganho bem pelos dias que trabalho, e minhas clientes reconhecem a qualidade do meu serviço e não me abandonam”, conta.
Outro aspecto que Natália considera importante para a divulgação de seu trabalho é o investimento em mídias sociais, especialmente o Instagram, onde possui um perfil com mais de 15 mil seguidores, entre clientes e admiradores. “Uso o Instagram como o meu portfólio principal. Seleciono bem as fotos e vídeos que posto, e o resultado é incrível! A maioria das minhas clientes me encontra por lá. Contratei uma empresa para fazer o trabalho gráfico, mas pretendo fazer os cursos de Edição de Vídeos para Redes Sociais e Design Gráfico, para eu mesma cuidar dessa parte. São cursos muito aliados da nossa área”, destaca.
A formação continuada é uma das características dos estudantes que buscam qualificação e aprimoramento, proporcionando a especialização do profissional em suas áreas de interesse e modernizando os métodos de atuação no mercado. Durante o ano de 2016 já foram realizadas mais de 3,1 mil matrículas em cursos do eixo de beleza no Senac Goiás, em 177 turmas que incluem iniciação e especialização.