Instrutora do Senac Elias Bufáiçal é exemplo de solidariedade
Há 10 anos Carmelice Miranda dedica-se voluntariamente ao Núcleo de Proteção aos Queimados. Por meio de seu trabalho a profissional suaviza as marcas deixadas por queimaduras e devolve aos pacientes o sentimento de bem estar
Izabella Veronica Mendes, estagiária de JornalismoJaneiro é o mês da solidariedade e no dia 31 essa data é comemorada internacionalmente. Ser solidário é, primeiramente, enxergar o outro antes de si, reconhecer as limitações humanas e oferecer ajuda. O Senac tem um bom exemplo disso: a instrutora do curso de maquiagem Carmelice Miranda que há uma década é voluntária no Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), em Goiânia.
A missão que Carmelice se comprometeu vai muito além de um simples trabalho voluntário. Especializada em maquiagens para peles queimadas hoje ela empenha-se em resgatar almas e devolver sorrisos. Por meio de seu trabalho, a profissional suaviza as marcas deixadas por queimaduras em momentos traumáticos na vida dessas pessoas e devolve a elas o sentimento de bem-estar e pertencimento.
O NPQ é um órgão não governamental que atende pacientes do Hospital de Queimaduras de Goiânia. O principal objetivo é reinserir essas pessoas na sociedade por meio de projetos que visam angariar fundos para tratamentos, cirurgias e outras demandas. Para isso, o local conta com ajuda de voluntários e também de parceiros engajados na causa, dentre eles o Senac Goiás.
Segundo a instrutora Carmelice se doar é antes de tudo ter dedicação e boa autoestima como meio de transmitir positividade durante o processo. “Não podemos curar mas podemos fazer alguém feliz dentro do tratamento”, afirma a instrutora que também dá palestras em congressos com tema em queimaduras. “O objetivo é levar o projeto a outros hospitais e mostrar para os médicos a importância de trabalhar a autoestima no processo de resgate social dos pacientes. ”
Quem quiser conhecer o Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), acesse: http://npq.org.br/