Ex-alunos de TST compartilham experiências do mercado de trabalho
Alexandre Landin, Ananda Mariana e Diego de Oliveira fizeram o curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac Aparecida de Goiânia e estiveram na unidade para a realização de palestras e debates
Victor Freire, estagiário de Relações PúblicasO técnico em segurança
do trabalho é um profissional que tem alcançado cada vez mais importância no
mercado de trabalho, porque lida com a segurança, como agente à serviço da prevenção de
acidentes e doenças ocupacionais. É uma tarefa repleta de desafios diários e
que exige criatividade para a criação de procedimentos de trabalho seguros, e
por isso, a partilha de conhecimentos de profissionais experientes na área é
essencial para os estudantes que desejam atuar no ramo após a formação.
Pensando nisso, os ex-alunos do curso ministrado no Senac Aparecida de Goiânia, Alexandre Landin, Ananda Mariana e Diego de Oliveira voltaram à unidade, no dia 27 de novembro, para participar do Simpósio de Segurança e Saúde no Trabalho. Eles ministraram palestras e promoveram debates sobre temas como prevenção ambiental, saúde e segurança na indústria de máquinas pesadas e ergonomia nas atividades de teleatendimento, baseadas em experiências pessoais e programas implantados nos próprios ambientes de trabalho. “Quando comecei o curso jamais imaginei que trabalharia na área de máquinas pesadas. A oportunidade de estágio surgiu no primeiro módulo, e eu pude colocar em prática tudo o que aprendi em sala de aula. Hoje sou responsável pelo departamento de saúde e segurança do trabalho nessa mesma empresa”, destacou Diego.
“A segurança vem sempre em primeiro lugar e não permite erro. É preciso gostar do que faz e buscar mais conhecimento para se manter sempre atualizado sobre o universo da profissão. Participar desse simpósio me levou a estudar um pouco mais, e apesar de todo o nervosismo, transmitir o meu conhecimento para os alunos atuais e meus antigos professores foi uma experiência ímpar”, disse Alexandre, que fez o curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac Aparecida de Goiânia entre 2009 e 2011 e atualmente trabalha no Sesi.
Ananda Mariana, por sua vez, também ressalta a oportunidade de eventos como esse para a formação de networking: "Me senti lisonjeada com o convite para apresentar aos alunos o dia-a-dia de um técnico em segurança do trabalho, já que eu estive neste mesmo local aprendendo a profissão. O Senac me auxiliou bastante, pois através da instituição consegui contatos que vieram a me proporcionar um estágio, além do meu atual emprego".