20.09.2013

Postado por Senac Goiás

crédito: Carreira

Avalie: Você tem potencial para ser um líder excelente?

Quatro perguntas para saber se você tem o tipo de liderança para transformar uma empresa boa numa empresa feita para vencer

Mariana Fonseca, do Click Carreira
Como explicar por que empresas boas, ou mesmo medíocres, atingem a excelência de maneira tão sólida e duradoura? Foi nessa pergunta que o consultor Jim Collins se baseou para escrever o livro Empresas feitas para vencer, da editora Campus.
 
O que ele descobriu, entre várias conclusões, foi o tipo de liderança exigida para transformar uma empresa boa numa empresa excelente e a classificou como executivo de nível 5. “Os líderes de nível 5 encarnam uma mistura paradoxal de humildade e firme vontade profissional. São ambiciosos, sem dúvidas, mas sua ambição é antes de tudo pela empresa, não em proveito próprio”.
 
Além disso, estes profissionais preparam seus sucessores para que atinjam um sucesso ainda maior, são movidos e infectados por uma necessidade de gerar excelentes resultados contínuos e fazem questão de apontar para a sua equipe, de dar o mérito a ela, quando alcançam o sucesso. Na obra, Darwing Smith da Kimberly-Clark; Colman Mockler da Gillette; Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA; David Maxwell da Fannie Mae; e Abílio Diniz do Grupo Pão de Açúcar são exemplos de executivos nível 5. 
 
Segundo Collins, muitas pessoas têm o potencial para evoluir até atingir o nível 5. “Os líderes de nível 5 em potencial existem em grande número à nossa volta; basta que saibamos o que procurar”.
 
Quer saber se você leva jeito para ser um líder excelente?Responda a seguir as perguntas faça uma auto-análise. E lembre-se: um líder excelente, antes de tudo, deve abrir mão de suas necessidades pessoais.
 
 
1 - O que você acha mais importante: contribuir com a carreira do colega de trabalho ou com a sua?
 
2 - O que você prefere o sucesso da empresa ou o seu renome pessoal?
 
3 - Durante uma reunião, você prefere falar sobre a empresa e sobre as contribuições dos outros executivos ou evidenciar suas próprias contribuições?
 
4 - Quando um projeto dá errado, você atribui a culpa para outra pessoa ou para si próprio?
 
 
Das empresas para sua carreira – Várias lições de Collins para as empresas valem também para sua carreira. Quer ver? Para escrever o livro, por exemplo, ele fez uma pesquisa para identificar quais empresas conseguiram apresentar um quadro de excelência durante, no mínimo, 15 anos. Abbott, Circuit City, Fannie Mae, Gillette, Kimberly-Clark, Kroger, Nucor, Philip Morris, Pitney Bowes, Walgreens e Wells Fargo foram eleitas companhias que eram boas e se tornaram excelentes. O que elas têm em comum? Segundo Collins, disciplina para enfrentar as dificuldades. “Quando você tem pessoas disciplinadas, não precisa de hierarquia. Quando tem pensamento disciplinado, não precisa de burocracia. Quando tem ação disciplinada, não precisa de controles excessivos. Quando você combina uma cultura de disciplina e uma ética empreendedora, consegue a alquimia mágica do desempenho extraordinário.” Lição para a carreira? Faça o que deve ser feito, no prazo proposto, respeitando seus pares, superiores e equipe, mesmo que a relação hierárquica seja informal.
 
Pessoas certas – Essas companhias também sabem que o necessário para o crescimento da organização não são os mercados, nem a tecnologia, a concorrência ou os produtos. O fator principal é a habilidade de conseguir e manter pessoas certas em número suficiente. De acordo com o estudo feito pelo autor e sua equipe, seis das onze empresas eleitas registraram zero de demissões em massa no período compreendido entre 10 anos antes da data do salto e o final de 1998, enquanto outras quatro registraram apenas um ou dois episódios. Para sua carreira, especialmente se você for um gestor, a dica é clara: um bom líder é capaz de formar uma boa equipe e orquestrá-la  da melhor forma.
 
Realidade nua e crua - Todas as empresas que deixaram de ser boas para se tornar excelentes iniciaram o processo de encontrar seu caminho para a excelência enfrentando a dura realidade da situação na época. Para Collins, elas alcançaram o sucesso porque mantinham a fé de que venceriam no final, independentemente das dificuldades e, ao mesmo tempo, enfrentavam a realidade nua e crua de sua atual situação, seja ela qual fosse. Quer levar para o lado pessoal? Reconheça seus pontos fracos e comece a montar um plano de ação para superá-los.
 
Fazer com paixão - Para Collins, aqueles que construíram as empresas feitas pra vencer foram as que identificaram em que atividade poderiam ser a melhor do mundo, o que desperta profunda paixão e o que aciona o seu motor econômico. “Essas empresas são mais como porcos-espinhos: criaturas simples e desengonçadas que sabem apenas “uma grande coisa” e se matem fiéis a ela”, afirma Jim Collins. Para a carreira a relação é direta: faça o que você sabe que vai fazer melhor que qualquer outro profissional.
 

Leia também

Facebook
Twitter
Instagram
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 19h Sábado: 8h às 13h