Como alcançar grandes realizações na carreira profissional
Vida do ex-presidente Juscelino Kubitscheck traz grandes lições
Ricardo Mellão, do Click Carreira
Certa vez, assistindo um programa de televisão, tive a oportunidade de receber uma das mais valiosas lições da minha vida. Tratava-se da retransmissão de uma entrevista com o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. A conversa aconteceu assim que adquiriu uma fazendinha em Luziânia, no estado de Goiás, logo após abandonar o governo. JK passou os últimos anos de sua vida nesse lugar entusiasmado pela ideia de provar que o solo do centro-oeste brasileiro era frutífero.
A reportagem da época encontrou um ex-presidente alegre e motivado, características peculiares de JK que o fizeram sair de Diamantina, onde passou a infância inteira sem condições de comprar um par de sapatos, para um dia conduzir o destino do Brasil com o seu ambicioso “Plano de Metas”.
A repórter ficou surpresa em encontrar no ex-presidente os descasos do regime militar e um objetivo um pouco mais modesto, mas com a mesma motivação de quando anunciava que faria o país crescer “50 anos em 5”. Encantada, a jornalista perguntou-lhe qual era afinal o grande segredo de toda aquela disposição. Com a simplicidade típica de um bom mineiro, JK respondeu: “Meu segredo de vida é: nunca pensar no passado, sempre no presente e, de vez em quando, no futuro”. Estava ali um dos conselhos mais sábios que aquele homem poderia nos dar.
Procurei refletir melhor aquela afirmação e passei a utiliza-la como mantra na minha vida. Todos nós desejamos construir um futuro melhor, porém, muitas vezes, ficamos pensando nos erros do passado e na insatisfação quanto ao que somos no presente. Não nos damos conta de que ocorrido não mais nos pertence, e o futuro nada mais é que uma consequência do que fazemos hoje. Focar demasiadamente em ambos nos distancia da realidade, fazendo com que não desfrutemos do que somos e nem do que fazemos. Isso diminui nossa alegria e nossa satisfação.
Grande parte dos males da política são frutos desse desequilíbrio que criamos. Bons projetos deixam de ser colocados em prática devido ao compromisso de certos políticos com ideias ultrapassadas.
Deixar de pensar no passado significa não mais desperdiçar energia com algo que está fora do nosso controle. Pensar sempre no presente é o que permite aos grandes atletas dedicar-se intensamente aos treinamentos, os grandes músicos aos ensaios e os grandes estadistas as necessidades da população.
Pensar no futuro é vital para que direcionemos nosso presente. Sem direcionamento não conseguiríamos nem sair da cama todas as manhãs. Fica o conselho daquele que não só ousou em construir seu próprio destino, como também o de toda uma nação.